No topo do Monte Pilatus

Eu não sou uma pessoa esportiva que se entusiasma para testar as mais variadas atividades, mas tenho muita vontade de esquiar! O único problema: EITA NEGOCINHO CARO! ahaha vai ter que rolar um super planejamento para passar uns dias caindo de bunda na neve esquiando, então toda vez que começo a pesquisar acabo desanimando e empurrando com a barriga..

Mas fiquei doida de empolgação quando marcamos a viagem pra Suíça porque pelo menos ia VER os Alpes, e foi a primeira vez que subi numa montanha com direito a teleférico, neve, pinheiros e tudo o que tem direito!

DSC_2054

Minha reação foi tipo a primeira vez que Nicolas viu o céu estrelado numa praia do Brasil, ou a primeira vez em que eu vi neve, ou sei lá, a primeira vez que alguem que morou a vida inteira no interior vai ao litoral e vê o mar. Simplesmente encantador! <3

Localizado numa parte chamada de pré-Alpes, o Monte Pilatus tem 2132m de altura e pode ser visto facilmente de Luzern, junto com outras montanhas da regiao que também podem ser visitadas num bate-e-volta a partir da cidade como o Titlis, Stanserhorn e o Rigi.

pilatus

Compramos o ingresso no centro turístico da estação principal assim que chegamos em Luzern, e já estava incluso o ônibus para a base do Monte Pilatus (basta pegar o ônibus número 1 em frente à estação, até Kriens) e o teleférico/bondinho para ir até o topo. Como fomos no começo de fevereiro, pegamos a ~promoção~ de inverno que diminui um pouco a pancada do ingresso, e ficou pouco mais de 60 CHF ou 68 dólares por pessoa.

DSC_1773DSC_1774Do ponto de ônibus é só seguir as plaquinhas que levam à entrada

Outras opções que estão no desenho ali em cima são a Silver Round Trip (disponível de maio até novembro), que inclui o trajeto Luzern-Alpnachstad de trem, de onde voce pega o trem de cremalheira mais inclinado do mundo (um ângulo de 45 graus!!!!! o_o) para o topo do Mt Pilatus, e depois volta nos bondinhos, ooou a Golden Round Trip (de maio a outubro) que ao invés do trem de/para Alpnachstad oferece um passeio de barco pelo Lago Lucerna. Ambos circuitos podem ser feitos em qualquer direção e custam os olhos da cara, como já era de se esperar. E pra quem é corajoso de verdade e quer economizar, dá pra subir a montanha a pé e comprar um ingresso pra descer lá em cima..!

DSC_1777DSC_1829

O teleférico passa por Krienseregg, onde tem um playground pra crianças e continua até Fräkmüntegg, onde mudamos para o bondinho maior que leva até o topo, mas onde também oferecem algumas atividades como arvorismo e tirolesa dependendo da época do ano, e de onde dá pra descer os 6km ate Kriens sledding (naquele mini trenó – desejei demais!)

DSC_2042DSC_2016 DSC_1838

No topo do monte tem dois hotéis, restaurantes e lanchonete, mas a disponibilidade depende da época do ano. A mesma coisa acontece com as trilhas a partir da base lá em cima, que na verdade não é o ponto mais alto da montanha, então como fomos no inverno apenas a trilha que leva a Oberhaupf (2106m de altura) estava aberta.

DSC_1904DSC_1896 DSC_1900

Ficamos andando pelas galerias esculpidas na rocha apreciando a vista e tirando milhões de fotos da paisagem lá embaixo, e depois voltamos para o “pátio” (tinha um monte de corvos planando e vindo para perto das pessoas, muito engraçado!) para fazer a mini subida ao topo Oberhaupf.

DSC_1874Sim, essa é uma capela de verdade (!!!)  lá no meio do nada

Pra quem tem medo de altura ou está com crianças, não sei se é a melhor ideia do mundo ir ao topo, principalmente no inverno.. Eles bem que tentam retirar o gelo com uma picareta quando fica MUITO escorregadio, mas mesmo assim deslizei algumas vezes (e na parte da galeria na rocha tem alguns lugares só com um cabo de aço na borda, mas uma criança por exemplo poderia escorregar montanha abaixo passando por baixo do cabo o_o meio assustador).

DSC_1922DSC_1941

Mas se voce é uma pessoa normal e não fica delirando pensando essas coisas assustadoras, suba as escadas que a vista é ainda mais bonita do alto da mini trilha! xD

DSC_1991DSC_1958DSC_2005
E de quebra, escorregue e caia com a bunda no gelo pro dia ficar ainda mais emocionante #oops xD

DSC_1989

Advertisements
18/05/14

RELATED POSTS