London Fashion Week

De vez em quando alguma amiga me pergunta porque eu não dou mais destaque pros eventos das modas que vou aqui no blog, ou porque não “invisto” mais nesse lado. Simples – esse não é um blog de moda! Já tive muitos blogs ao longo da vida (inclusive que falavam sobre moda/design/coisas fofas) mas não tem jeito, sempre acabo voltando pro meu tipo preferido: blog pessoal. Acompanho alguns blogs de moda, maquiagem, gastronomia, lifestyle e até maternidade (rs) mas o que gosto mesmo é ver como é o dia a dia das pessoas, o que elas fazem, sentem, pensam, sem ser só dica de produtos/lugares/receitas.

DSC_1239Showroom na Somerset House

Não sei se é assim que as pessoas que leem meu blog o veem, mas ser um livro aberto da minha vida definitivamente é meu “objetivo bloguístico”. Claro que antes de mais nada escrevo o blog pra ter um arquivo meu, mas do mesmo jeito que ADORO ler sobre a vida dos outros tem gente por aí que deve gostar de ler sobre a minha né? ahaha

Só que não dá pra negar que número 1: sou formada em Design de Moda, 2: gosto do assunto e 3: trabalho numa revista que participa um pouco desse mundo. Sempre recebemos convite pra uns desfiles da London Fashion Week, os eventos paralelos que acontecem durante a semana de moda e também outras coisas ao longo do ano. Então já que faz parte da minha vida, por que não colocar isso aqui também né? :-)

IMG_4786lfw15Manequins feitos de folhas de papelão!

A semana de moda aconteceu oficialmente de 20 a 24 de fevereiro e engloba apenas um final de semana, mas na verdade tanto a semana anterior quanto a posterior são cheias de eventos. Exposições, desfiles, festas, pop-up shops, e ações acontecendo em diferentes pontos da cidade – infelizmente não somos convidados pra nada muito importante tipo desfile da Burberry! ahaha Mas em compensação teve convite pra vernissage (e o tanto que odeio essa palavra?) do London College of Fashion, com as coleções de conclusão dos mestrados oferecidos pela faculdade.

IMG_4795

Teve fotografia, produção de moda, figurino, footwear, comunicação, design sustentável e mais um milhão de áreas de pesquisa, afinal o London College of Fashion (junto com a Central St Martins) é líder no ensino de moda e artes em Londres e oferece muitos, muitos cursos.

É impressionante ver de perto o trabalho de designers que podem vir a mudar o rumo da moda, seja com novas propostas de formas e funções para produtos já presentes no nosso dia a dia, ou inovando no uso de materiais e processos construtivos. É algo muito incentivado por aqui e pela minha experiência estudando moda em Recife percebo como estamos beeeeem atrasados nesse sentido (dá até vergonha!)

lfw15_2

Por isso a maioria das coleções parecem loucas e feitas para um show da Lady Gaga, afinal estão buscando outros materiais, outras proporções, outras formas de pensar e produzir moda além do tradicional que todo mundo repete. E num desses experimentos vanguardistas pode surgir the next big thing que vai impactar a indústria da moda profundamente, é bom ficar de olho!

Logo depois teve o Catwalk Edit, um evento fechado para imprensa e buyers e sempre vamos lá dar uma olhada nas coleções de lingerie, loungewear e moda praia. Dessa vez não tinha nada muito diferente ou marcas que já não tivéssemos contato, então minha passagem por lá foi só pra ver os desfiles mesmo. Tô pensando se seria interessante fazer um post falando sobre marcas de lingerie internacionais de qualidade e tal (minha vida mudou depois que passei a usar o tamanho certo de sutiã, e só achei aqui!), vejamos se vai rolar :)

lfw15_3

E no mesmo dia teve o desfile de conclusão do London College of Fashion, acho que foi o primeiro em que as coleções de roupa propriamente dita não estavam na exposição junto com as outras. O evento foi num museu escondidinho e não tão conhecido por turistas, o Wallace Collection, e uau! Nem precisava ter desfile, só por ter visto o museu já valeu sair de casa no frio! ahaha Fica por trás da Oxford Street e preciso voltar pra conferir as salas com calma e o resto das salas.

IMG_4853IMG_4844 lfw15_4Yutong Jiang, meu desfile de conclusão preferido!

E aí começou a London Fashion Week de verdade! A sede do evento fica na Somerset House e pela primeira vez assisti a um desfile na tenda branca que montam por lá! Não é assim o espetáculo que é o desfile da Burberry (já deu pra ver que é meu sonho né?), mas foi uma experiência bem diferente e fiquei feliz. E dessa vez consegui aproveitar a semana de moda mil vezes mais porqueeeee.. Levei a amiga pra assistir comigo! Pra mostrar e provar por A + B que não tem glamour nenhum, ela passou frio e foi barrada em desfile comigo! ahahah

IMG_4920

Por não ser assim a coisa mais relevante do mundo pra revista/site que eu trabalho, somos convidados pra poucos desfiles (tem bem mais coisa do que isso acontecendo!) e geralmente são de designers emergentes, marcas menores ou de outros países. Toda LFW eu vou em alguns desfiles parte do Fashion Scout, uma seleção de designers que se apresenta em Londres e Paris durante as semanas de moda.

Inclusive nomes que hoje são famosos foram descobertos por lá, como Peter Pilotto e Felder Felder (também sonho em ir num desfile, até fiz um trabalho da faculdade sobre essa marca.. Fomos convidados uma vez mas eu não estava em Londres #todoschora). E a parte mais interessante das semanas de moda, pra mim, são os showrooms! Dá pra ver de perto o que foi desfilado e perceber detalhes que nós, meros mortais que não ficamos na primeira fila não conseguimos enxergar.

IMG_4965

O Fashion Scout acontece há anos dentro do Freemasons’ Hall – e sim!, como o nome denuncia, é a sede da maçonaria na Inglaterra (!!!). Bem exótico ser um prédio aberto para visitação e que pode inclusive ser alugado, aparentemente a maçonaria aqui não é tão cheia de segredos.. O único segredo que eu queria descobrir é como fazer a organização do evento ter a inteligência de formar as filas dentro do prédio!!

IMG_4977IMG_4950

É muito sofrimento, chegamos meia hora antes do desfile pra pegar um bom lugar e ficamos na fila congelando com um ventinho delicioso de uns 2 graus por mais de uma hora (afinal de contas to-dos eventos de moda atrasam, sem exceção).. E no segundo desfile que fomos assistir à noite depois de esperar bem mais do que isso e estar ainda mais frio, ainda disseram que não podíamos entrar porque já tinha lotado. Pois é, aparentemente se você não for importante no mundo da moda ou alguma sub-celebrity que aparece na TV, nem ter convite é garantia de entrar no desfile. #barradas

lfw15_5DSC_1067

Mas foi um dia tão, tão legal! Mudou toda a experiência de fashion week pra mim, agora tinha alguém pra comentar as loucuras do povo querendo ser fotografado, almoçar junto, fofocar sobre as blogueiras brasileiras que vimos fazendo carão por lá.. E até pediram pra tirar foto da gente, com roupa normal e nada fashionista! Então tá né, nem eu nem ela sabíamos o que fazer, duvido que tenham colocado essa foto em algum lugar com nossa cara de choque! ahaha

lfw15_6lfw15_7

E sim, essa sou eu fazendo propaganda da água de coco (?) ahaha! Tinha essa estação de manicure da Body Shop e por algum motivo o fotógrafo ficou tirando mil fotos da menina fazendo minha unha, minhas mãos (com unha roída, oi?) e ainda pediu por essa segurando a água. Mas Karine já está avisada, daqui pra frente sempre que eu tiver um segundo convite ela vai junto pra pagar mico comigo!

No sábado teve um dos desfiles que mais gosto e sempre faço questão de ir: Ones To Watch, as apostas de talentos pro futuro. Dessa vez meu parceiro de fashion week foi Nic, já tinha levado ele em eventos paralelos mas nunca num desfile de verdade da LFW. Como dá pra ver nas fotos nosso convite é pra ficar em pé mesmo e é raro conseguir lugar bom – mesmo depois de esperar no frio por um tempão, eles chamam primeiro quem tem convite pras cadeiras e aí acaba que nenhuma foto fica muito postável.

IMG_5113lfw15_8As criadoras e as criaturas! Angel Chen, um dos Ones To Watch

Foi bem engraçado ver a reação dele com as coisas esquisitas, mas diferente de mim ele curtiu a criatura que se veste de boneca infláveleu não tenho muita paciência pra gente que quer causar, desculpa (pois é, não irei muito longe no mundo da moda xD)

E pra fechar minha semana de moda eu pulei alguns desfiles (tem trabalho pra fazer no escritório né gente, não pode só ficar andando por aí assistindo desfile ahaha) e visitei o showroom montado na Somerset House.

IMG_5386lfw15_9

Deixei pra visitar no último dia e estava bem vazio, mas por ser a LFW de outono/inverno também não tinha nada muito interessante voltado pro nosso mercado por lá.. Fui só pra dar uma olhada nos stands dos designers e coletivos internacionais (ver tudo de perto e poder tocar realmente é a melhor parte!), e a exposição NEWGEN que sempre é bem interessante e reúne talentos promissores.

DSC_1246DSC_0007 lfw15_10

Infelizmente todos esses eventos são fechados para o público, mas quem tem curiosidade de ver como é e estar no meio do burburinho pode ficar ali no pátio da Somerset House vendo o movimento. E logo depois da LFW acontece o London Fashion Weekend, um evento para o público com desfiles de coleções e tendências, palestras e muitas marcas vendendo suas peças com desconto. Nunca fui mas deve ser divertido pra quem quer ver como é esse mundo, e de uma forma bem mais relax, diga-se de passagem, já que não deve ter o tumulto da semana de moda e até presentinhos os visitantes ganham!

Advertisements

RELATED POSTS