Prêt-à-Portea, o chá da tarde mais fashion de Londres

Semana passada tirei uma tarde de folga por um motivo muuuuito delicioso: fui convidada pela Farfetch para um chá da tarde com outras blogueiras brasileiras, e como se trata de uma empresa totalmente focada na moda a escolha do afternoon tea não poderia ser outra! Fomos conhecer o famoso Prêt-à-Portea, o chá da tarde do hotel Berkeley e o mais fashionista, colorido e mulherzinha da cidade :-)

Apesar de nunca ter falado aqui sobre chá da tarde é um programa que recomendo demais pra quem vem a Londres, inclusive preciso voltar a sugerir (cof cof pressionar) as visitas a tomarem um chá da tarde comigo quando vierem nos visitar! Acaba que morando aqui não é algo que lembramos de fazer com frequência, sabe? E eu acredito que muito mais do que “ticar” pontos turísticos de uma listinha e tirar fotos pro Instagram, a viagem deve ser cheia de novas experiências e quanto mais típico/diferente for o programa, melhor!

PretaPortea14

E quer programa mais inglês do que um chá da tarde minha gente?!

Os historiadores dizem que o chá chegou na Inglaterra durante o século XVII, trazido por Catarina de Bragança (os portugueses foram os primeiros europeus a descobrir o chá, quando chegaram no Japão). A princesa portuguesa casou com Charles II, virou rainha, e o chá passou a ser servido em banquetes, eventos oficiais da corte e até tea parties exclusivíssimas oferecidas por ela.

Com o aumento da importação de diferentes tipos de chá trazidos do oriente a bebida foi caindo no gosto da população, e em meados do século XIX outra mulher apareceu para mudar pra sempre a história do chá na Inglaterra. Foi a duquesa de Bedford, Anna Russell, quem teve a brilhante ideia de transformar o chá nosso de cada dia nessa experiência tradicional que continua intacta até os dias de hoje.

PretaPortea2PretaPortea3

O “ritual” do chá da tarde (ou chá das cinco) é resultado daquela fominha que bate em todo mundo lá pelo meio da tarde, quando o almoço já passou faz tempo e o jantar ainda parece que vai demorar hooooras a ficar pronto… Para resolver esse problema, toda tarde a duquesa pedia uma xícara de chá com leite e um lanchinho pra acompanhar. Com o tempo seus amigos foram convidados para encontra-la na hora do chá, o grupo foi crescendo e a seleção de comidinhas foi aumentando: um sanduíche aqui, um bolinho ali, biscoitos, diferentes tipos de geléia…

A tradição estava formada: a alta sociedade passou a imitar o ritual da duquesa em casa, salões de chá da tarde foram abrindo pelo país e em pouco tempo o afternoon tea tinha virado hábito em boa parte da Europa!

PretaPortea6A fama vai toda pros doces mas os salgados também são MARAVILHOSOS

Hoje em dia o chá não precisa ter toda essa pompa e formalidade, nem ser servido às 5 da tarde. Tem opções espalhadas por Londres para todos os gostos e bolsos, mas o ritual de encontrar com os amigos e passar horas comendo delícias e bebendo diferentes tipos de chá permanece firme e forte. Meu conselho de #gordasafada: prefiro ir bem cedo e ter mais tempo pra ficar comendo antes do chá parar de ser servido e o restaurante fechar pro jantar hahah :-)

Como tem opções de chá da tarde pela cidade inteira em pubs, restaurantes e principalmente hotéis, eles precisam ser criativos e ter um diferencial para se destacar… Mas criatividade é o que não falta no Prêt-à-Portea! O trocadilho com a expressão prêt-a-porter (que significa ready to wear ou “pronto para vestir”) já vai entregando qual é o diferencial do chá da tarde do hotel Berkeley – comidas que refletem as últimas tendências da moda!

PretaPortea7PretaPortea13

Todas as temporadas os chefs estudam os desfiles da London Fashion Week e a inspiração pros doces vem direto das passarelas, por isso a “coleção” de doces muda a cada 6 meses. Cores, estampas, texturas, acessórios como bolsas e sapatos que vão bombar na temporada seguinte, tudo isso é representado nos biscoitinhos, trufas, eclairs, bolinhos, merengues, mousses e outras delícias mil.

Algumas inspirações pra temporada outono/inverno 2015 foram o casaco vermelho da Fendi que virou um biscoito de chocolate, esse vestido lindo com estampa de rosas Dolce & Gabbana, que apareceu transformado num mousse de lichia e amêndoas, a bolsa listrada Valentino que na verdade é um mini bolo com compota de cranberry, o vestido bordado de Simone Rocha que virou um éclair de baunilha com caramelo, além do sapato Dolce & Gabbana que foi transformado num biscoitinho delicioso e todo decorado.

PretaPortea8

Também tem referências trazidas diretamente das passarelas de Moschino, Giambattista Valli, Alexis Mabille e Alice Temperley. O chá é servido no Caramel Room nessas porcelanas exclusivas e super coloridas, e pra experiência ficar mais cultural antes de trazer a torre de doces o garçom explica de onde veio cada inspiração :-)

Todo mundo espera ansiosamente pelos doces (vamos confessar, são eles que fazem sucesso nas redes sociais né!) mas eu também queria destacar os salgados deliciosos, só de lembrar dá água na boca! A seleção do Prêt-à-Portea vai bem além das opções “comuns” tipo sanduíche de pepino ou ovo, scones, os acompanhamentos oficiais que tem em todo chá da tarde sabe?! Até os pães tem sabores inusitados e tudo é feito com tanto carinho que é impossível não amar.

PretaPortea11PretaPortea9

E claro, todos os quitutes vem acompanhados de diferentes tipos de chá e infusões, champagne ou a bebida da sua escolha – apesar do nome, os chás da tarde são democráticos e até quem não gosta de chá vai curtir! Bebi uns 3 ou 4 tipos de chá diferentes e pela primeira vez na vida não senti necessidade de colocar açúcar de tão gostosos que eles eram, além de combinar perfeitamente com o que a gente estava comendo na hora.

Essa temporada não participei da London Fashion Week porque estava cobrindo outra feira, então fiquei bem feliz de receber o convite da Farfetch e participar do evento, não fui em nenhum desfile mas a temporada não passou em branco :-) Isso sem falar como foi bom conhecer e papear por horas com as meninas – imagina minha surpresa quando descobri que uma das blogueiras era a Natasha?! ahaha assunto não faltou!

PretaPortea16Hellen Grasso, Dani (Farfetch), Nah (Pra Ver Em Londres) e eu!

Então fica aqui a dica pra quem procura um chá da tarde que foge do comum, porém igualmente delicioso e phyno, pra ir cazamiga e conversar/comer ateeeee cansar… O Prêt-à-Portea não vai decepcionar (mas faça reserva com antecedência!), e de quebra rola até um passeio pelo Hyde Park pra queimar as calorias ou pela Harrods se quiser continuar a tarde na vibe roupas-sapatos-bolsas-glamour.  E obrigada à Farfetch pelo convite, foi uma tarde muito especial :-)

Chá da tarde Prêt-à-Portea, servido das 13 às 17:30h
The Berkeley
Wilton Place, Knightsbridge
London SW1X 7RL
£45 por pessoa (ou a partir de £52 com champagne)

Advertisements

RELATED POSTS