Duas últimas dicas e um roteiro de 4 dias em Lisboa

Para fechar os posts da nossa viagem a Lisboa queria compartilhar duas dicas de lugares muito legais que visitamos, e como também andei recebendo alguns perguntas sobre o que fazer na cidade, achei que seria uma boa deixar detalhado aqui um roteiro pra 4 dias em Lisboa. Sempre que estou planejando uma viagem pesquiso mil roteiros em blogs que confio, então espero que esse post também seja útil pra alguém :-)

Lisboa Mercado da Ribeira

A primeira dica que ficou faltando nos outros posts é o Mercado da Ribeira, que existe desde o século XIX mas há alguns anos foi renovado para abrigar uma praça de alimentação moderninha. O projeto inovador de revitalização partiu da revista Time Out Lisboa (por isso o espaço também é conhecido como Time Out Mercado da Ribeira), que queria ser “a primeira revista do mundo que se pode ler, comer e beber” (!)

Então eles investiram alguns milhões de euros para reformar o espaço e construir instalações para 30 (!!) restaurantes no térreo, que inclui um refeitório todo de madeira com uma decoração meio industrial, e em breve vão abrir espaços no primeiro andar e no subsolo com centros de turismo, bares, salas para eventos, espetáculos etc. O objetivo é unir comida, bebida e cultura, e já andei lendo que a Time Out está planejando abrir locais semelhantes aqui em Londres e em Nova Iorque.

Lisboa Mercado TimeOutLisboaMercadoRibeira5

No Mercado da Ribeira tem comidas típicas, peixes, hambúrguer, pastel de nata, pizza, sushi, carnes, doces, enfim, um pouquinho de tudo e opções para todos os gostos, além de lojas de plantas e produtos locais. Ah, apesar de ser um lugar modernoso e abrigar restaurantes de diversos preços, dá para comer muito bem sem comprometer o orçamento da viagem.

Ninguém aguentava mais andar quando voltamos de Sintra, mas tiramos força não sei de onde para sair de casa e comemorar o aniversário de Rafa comendo francesinhas no mercado. Na foto a francesinha parece uma lasanha, mas na verdade é um sanduíche típico do Porto recheado com presunto, linguiça ou carne assada, coberto com muuuuito queijo e um molho de tomate com um toque de cerveja.

Lisboa Mercado TimeOut Lisboa Mercado TimeOutFrancesinha quentinha com batata frita!

O mercado também é um ótimo lugar para almoçar antes de seguir para Belém, por exemplo, já que fica bem perto da parada do bondinho. O Mercado da Ribeira fica aberto todos os dias das 10h à meia-noite, ou até as 2 da manhã na quinta, sexta e sábado.

E como no último dia só tínhamos algumas horas livres antes de ir para o aeroporto, fomos passear pelo bairro do Chiado e a Alta de Lisboa. É uma região mais boêmia e cosmopolita, cheia de cafés, lojinhas descoladas, galerias, livrarias…

4 dias em Lisboa 4 dias em Lisboa

E a famosa estátua do Fernando Pessoa, em frente ao café A Brasileira, que desde 1905 vendia o autêntico café brasileiro (trazido diretamente de Minas Gerais!) e era frequentado por muitos intelectuais e personalidades portuguesas. De lá seguimos para o Jardim São Pedro de Alcântara, do ladinho do famoso bondinho Ascensor/Elevador da Glória, para fechar nossa visita à Lisboa com chave de ouro.

4 dias em Lisboa4 dias em Lisboa4 dias em Lisboa

É uma praça bonita: tem muitas árvores, alguns músicos tocando, uma feirinha improvisada com ambulantes vendendo artesanato, acessórios e derivados… Mas é chegando no parapeito que a maior atração da praça aparece: Lisboa.

DSC_05614 dias em Lisboa

Assim como do alto do Castelo de São Jorge, do miradouro da praça podemos ver o rio Tejo e as principais atrações de Lisboa, mas dessa vez tem uma diferença importante: também dá pra ver o castelo no alto da colina, claro!

4 dias em Lisboa4 dias em Lisboa

E como estamos em Portugal, o mapa que marca as igrejas e monumentos é na verdade um azulejo liiiindo! Minha amiga me conhece muito bem e sabia que eu ia pirar nas fotos do miradouro, não tem nem muito o que falar dessa vista, né gente?! :-)

4 dias em Lisboa4 dias em Lisboa

E aqui está o nosso roteiro, com direito a um mapinha detalhado de tudo que visitamos, alguns lugares onde comemos e atrações que não deu para ver mas gostaria de ter visitado.

Roteiro de viagem para Lisboa

Roteiro de viagem para Lisboa

  • Dia 1 (tardinha e noite): passeio pelo Parque Eduardo VII, Avenida da Liberdade, Praça do Rossio, Rua Augusta e Praça do Comércio;
  • Dia 2: exploramos a Baixa de Lisboa pela manhã, voltamos na Praça do Comércio e do Rossio para tirar fotos durante o dia e seguimos para Belém, onde passeamos por horas e visitamos o Mosteiro dos Jerónimos;
  • Dia 3: a parte moderna da cidade, fomos para o Parque das Nações, fizemos uma visita incrível ao Oceanário e vimos o Pavilhão de Portugal. Depois do almoço no shopping Vasco da Gama fomos para Alfama e terminamos o dia no Castelo de São Jorge;
  • Dia 4: passeio bate e volta para Sintra, e à noite fomos jantar no Mercado da Ribeira;
  • Dia 5 (manhã): Chiado, passeio pelo Bairro Alto e Jardim São Pedro de Alcântara.

Apesar de termos passado mais de 4 dias, tempo que eu acho suficiente para ver Lisboa, deixamos de ver algumas coisas porque fizemos tudo com muuuuita calma – o objetivo era curtir a companhia dos amigos, sabe? Então quem estiver numa vibe bater perna o dia inteiro com certeza vai conseguir fazer bem mais do que eu marquei aqui!

  • Vai viajar? Reserve seu hotel no Booking.com usando o link ou banner do blog. Além de oferecer segurança, super promoções e a opção de cancelamento gratuito, você ainda me ajuda a manter o Sete Mil Km no ar sem pagar nada por isso. Muito obrigada! :-)
  • Me siga nas redes sociais para acompanhar todas as viagens e dicas em tempo real: InstagramYouTubeSnapchatFacebook e Twitter. Também compartilho muita inspiração de viagens que fiz e quero fazer no Pinterest do blog!
Advertisements

RELATED POSTS