Parque Explora: museu, aquário e planetário em Medellín

E chegou ao fim a série de posts sobre a minha viagem a Medellín! E pra fechar com chave de ouro vou mostrar um pouco do Parque Explora, um museu interativo muito interessante que visitamos durante nosso tour (eu viajei para cobrir uma feira têxtil pra revista em que trabalho, então fiz alguns passeios por Medellín com os outros jornalistas convidados).

Parque Explora - Museu, aquário e planetário em Medellín, Colômbia

Parque Explora – Museu, aquário e planetário em Medellín, Colômbia

medellin_parqueexploramedellin_planetario

O Parque Explora é um complexo gigantesco que abriga atrações interativas, espaço ciência, museu, aquário, planetário, estúdio de televisão e mais um monte de atrações com foco cultural. O espaço é um dos símbolos da transformação dramática que aconteceu em Medellín nas últimas décadas, e abriu em 2008 perto do Jardim Botânico e da estação de metrô Universidad.

Nos primeiros minutos já dá pra perceber que o parque não é exatamente um parque, então não vá esperando árvores, uma gramadão e lugares pra descansar: no Explora tem muita coisa pra ver/fazer e não deu tempo de ficar parada vendo a vida passar. Já começamos com um mapa enorme do vale onde Medellín se desenvolveu, ouvindo um pouco sobre as diferentes áreas da cidade (foi ótimo fazer esse passeio no primeiro dia porque deu pra se orientar melhor depois rs).

medellin_parqueexplora3_MG_4166
O parque conta com três áreas interativas com foco em neurociência, física e comunicação – respectivamente “Mente, el mondo adentro”, “Física Viva” e “En Escena, historias tras las historias”. Cada uma traz experimentos e atividades interativas com instrumentos e jogos pra explicar um determinado conceito, como a eletricidade, o cérebro humano, velocidade, sonhos, programas de rádio, criação de histórias etc.

Cada galpão enorme é dividido em mini salinhas cheias de atividades e é impossível ficar entediado ali dentro. Adivinhamos um suspeito com o retrato falado, passamos pela sala-estúdio onde dá pra ver como um programa de TV é gravado, tinha brincadeiras com sombras, desafios de comunicação não-verbal e o mais engraçado: fazer um vídeo!

medellin_parqueexplora5 medellin_parqueexplora7

Imagina a cena: quatro meninas que tinham acabado de se conhecer e ainda estavam meio tímidas, na frente de um fundo verde (com todo mundo olhando!) e seguindo instruções loucas do guia, tipo “agora pule”, “levanta as mãos e finge que tá caindo” ou “dê um golpe e chute o ar”. Rolamos de rir fazendo as posições que ele mandava sem entender o que diabos estava acontecendo ali, ou o que exatamente era o experimento além de servir de piada pro resto do grupo…

Uns minutos depois ele mostrou o resultado e meu deus do céu que coisa engraçada! O vídeo era um trailer de um filme de ação, só que em algumas cenas NÓS éramos as personagens e aparecíamos “lutando” (ou fingindo dar socos da forma mais tosca possível entre gargalhadas) com o vilão, correndo pela floresta pra salvar o mocinho ou estampadas na capa do jornal com direito a legenda “as heroínas da cidade”. Eu gravei o tal vídeo e nossa atuação é tão profissa que só faltei fazer xixi de tanto rir quando fui assistir agora ahaha :-) #guardadopraposteridade #naovaiproblog

medellin_parqueexploraUm pedacinho do vídeo ~lutando com o bandido~ e o vestido verde de Fernanda que virou floresta

Mas a parte que mais adorei no Parque Explora foi o aquário! São mais de 4000 animais de 400 espécies, formando o maior aquário de água doce da América do Sul.

DSC_0866DSC_0809

O aquário do parque tem 158 espécies originárias da Colômbia, além de várias que não existem em nenhum outro lugar do mundo! Isso sem falar em espécies emblemáticas como piranhas, cascudos, peixes pulmonados (uns dos mais raros do mundo!), arraias, bagres, peixes elétricos e pirarucus. O foco é ensinar sobre cada ecossistema, sua função na cadeia alimentar e manutenção da vida na terra e, claro, o quão importante é preservá-los.

DSC_0862medellin_parqueexplora2Vários peixes diferentes e momento overdose de fofura: bebês água-viva (!!!) ahaha <3

A entrada pro Parque Explora custa 22 mil pesos colombianos (em torno de 8 dólares) e inclui todas as salas interativas, o espaço ciência com parque dos dinossauros (?) do lado de fora, aquário, vivário, e as exposições temporárias que sempre acontecem por lá. O ingresso pro planetário custa 13 mil pesos e inclui mais experimentos, exposições permanentes e temporárias, além de um show incrível sobre o espaço no cinema do domo (que infelizmente foi a única coisa que tivemos tempo de fazer no nosso tour super corrido).

Quem passar por Medellín e gostar de ciência/tiver crianças/quiser fazer algo diferente, o Parque Explora é um lugar maravilhoso para passar o dia! E de quebra emendar uma visita ao Jardim Botânico, uma das atrações mais famosas da cidade e que também não deu tempo de conhecer… Fica pra próxima! :-)

DSC_0832

SaveSaveSaveSave

  • Vai viajar? Reserve seu hotel no Booking.com usando o link ou banner do blog. Além de oferecer segurança, super promoções e a opção de cancelamento gratuito, você ainda me ajuda a manter o Sete Mil Km no ar sem pagar nada por isso. Muito obrigada! :-)
  • Me siga nas redes sociais para acompanhar todas as viagens e dicas em tempo real: InstagramYouTubeSnapchatFacebook e Twitter. Também compartilho muita inspiração de viagens que fiz e quero fazer no Pinterest do blog!

SaveSave

Advertisements
05/11/15

RELATED POSTS