Tour guiado pelo Dublin Castle

DSC_0165

Esse passeio em Dublin é tão especial (e baratinho!) que definitivamente merece um post à parte! Apesar de não ser o que muitos esperam de um castelo (não tem nada a ver com o da Cinderela!), o Castelo de Dublin tem um valor histórico incomensurável. O castelo, que na verdade é um grande forte do século XIII, foi construído/reformado onde antes existia uma fortaleza viking durante a Idade Média. Também foi ao seu redor que Dublin se desenvolveu, e a cidade tem esse nome por causa de um lago negro (em gaélico, Dubh Linn)  que ficava onde hoje são os jardins do castelo.

DSC_0076DSC_0136

Além de forte, o castelo já funcionou como prisão, banco para abrigar o tesouro nacional e durante sete séculos foi o centro da administração inglesa sobre a Irlanda, antes da independência do país em 1922. Atualmente, o castelo é utilizado para eventos do governo, eleições, cerimônias de posse, recepção de políticos de outros países etc.

DSC_0098O Castelo de Dublin e a cidade dentro da muralha

DSC_0077

DSC_0118

Quando passamos pelo castelo já tinha começado a chover de novo, então resolvemos entrar e demos sorte de ter um tour saindo naquela hora. Assim como no tour do Palacio de Buckingham, no Dublin Castle passamos apenas por alguns cômodos, os chamados State Apartments – sal?es que serviram tanto de residência como local de trabalho onde eram realizadas reuniões, banquetes etc.

DSC_0080

DSC_0151

IMG_9569

IMG_9563DSC_0134

O interior do Castelo é muito, muito bem conservado! Também é possível fazer o tour com um audio guide, mas na minha opinião a presença da guia foi o que tornou tudo ainda mais interessante. Afinal, quem ia fazer piadinha com o fato da estátua que simboliza a justiça estar com os olhos bem abertos (imparcialidade, o que é isso?), de frente para o governo e DE COSTAS para a cidade? Ou comentar sobre a escala um tanto estranha do trono, que teve de ser adaptado para que a Rainha Vitória pudesse subir nele (aparentemente não bastou cortar as pernas, ela ainda ordenou que fizessem um banquinho combinando pra alcançar o trono ahahah)?

DSC_0140

Ou ainda, o “acidente de propósito” que foi o restauro dos símbolos do brasão do Reino Unido, que foram recolocados ao contrário? Acho que é o único lugar onde você pode ver o leão e o unicórnio de costas um pro outro ahahah xD

DSC_0142

DSC_0156

DSC_0160

Outro motivo para esperar por um guia é que so eles tem acesso ao Undercroft, a área subterrânea em que pudemos ver os restos das outras torres do castelo, o lago que era usado para transportar coisas em segredo para dentro e fora do castelo, e parte da antiga muralha medieval da cidade.

DSC_0085DSC_0096DSC_0093

Afinal de contas, acima do nível do solo o único resquício do período medieval do castelo é a Torre de Registros, que data de 1928 e pertenceu à fortaleza original. Agora pare e pense, por 4,50 euros, é ou nao é um passeio maravilhoso? :D

DSC_0111DSC_0103

Advertisements

RELATED POSTS