Casamento na Praia dos Carneiros: Planejamento, fornecedores e aprendizados!

Casamento na Praia dos Carneiros, Pernambuco - Como planejar um destination wedding, lista de fornecedores e aprendizados!

Casamento na Praia dos Carneiros, Pernambuco – Como planejar um destination wedding, lista de fornecedores e aprendizados!

Pra fechar a série de posts sobre o casamento, aqui vai um post gigante tudo-junto-e-misturado com algumas dicas de como planejar um destination wedding, nossa lista de fornecedores, fotos da decoração e o que eu aprendi planejando o nosso casamento na Praia dos Carneiros. Mas antes quero agradecer a todo mundo que tirou um minutinho pra deixar um comentário no post do nosso casamento, ou que mandou mensagem no Instagram, Snap, Facebook etc. – fiquei muito feliz com a recepção do post! :-)

Pousada Praia dos CarneirosDecoração casamento na Praia dos Carneiros

A primeira dica que eu daria para quem está planejando um destination wedding é bem óbvia: contrate uma assessoria com experiência no local. Se o valor de uma assessoria não couber no orçamento, reorganize o budget e corte outra coisa, vá por mim!

Não me arriscaria a planejar um evento tão importante em um lugar diferente se não tivesse ajuda para indicar fornecedores de confiança, coordenar tudo, e principalmente resolver perrengues de última hora. No caso específico do nosso casamento, Recife tem um mercado casamenteiro gigante – são dezenas de fornecedores disponíveis para cada serviço em todas faixas de preço. E pra deixar a escolha ainda mais complicada, um destination wedding exige uma logística tão especial que às vezes até alguns fornecedores conceituados não estão preparados para isso.

O exemplo mais importante que me vem à mente é o buffet – imagina a estrutura necessária pra transportar/fazer/servir todos aqueles quitutes na beira da praia! Muitos buffets bons simplesmente não tem a experiência e equipamento necessário para garantir que a qualidade e apresentação da comida na festa vai ser igual à da degustação, e esse é um tipo de direcionamento que só uma assessora com anos de bagagem vai saber te dar.

Definir o seu orçamento e suas prioridades também é algo importantíssimo a ser feito, de preferência antes de entrar em contato com o primeiro fornecedor, para não correr o risco de usar parte da verba numa coisa que só depois você percebe que nem vai fazer tanta diferença assim… Acredito que o casamento tem que refletir a personalidade dos noivos, não tem certo e errado e a forma de distribuir o orçamento é algo muuuuito pessoal – não tem essa de ter que separar X% pra isso, Y% pra aquilo, sabe?

Decoração casamento na Praia dos CarneirosDecoração casamento na Praia dos Carneiros

Os noivos precisam conversar sobre o que esperam da festa, o que é absolutamente necessário para cada um e do que estão dispostos a abrir mão para conseguir o que querem… No nosso caso as prioridades eram o local (já disse que me apaixonei pela Pousada Praia dos Carneiros assim que vi as fotos né?), o buffet (porque não existe festa boa sem comida boa), foto e vídeo (pois são as únicas coisas que ficam) e a decoração ou seja, quase tudo haha.

Não demos muita atenção a lembrancinhas, convites especiais com presentes para padrinhos, sandálias personalizadas, não contratamos banda, não tinha uísque etc. A assessoria também vai ser uma mão na roda nessa fase, recomendando onde dá pra economizar e onde escolher um fornecedor mais barato “prejudicaria” o casamento. Ninguém merece perceber depois de um evento tão sonhado que aquela economia foi um caso clássico barato que sai caro, né?!

Mais 7 dicas e aprendizados de uma ex-noiva


  • Casar na praia é bem mais caro do que casar na cidade por causa de um simples fator: taxa de deslocamento. Se a ideia é casar na praia para economizar dinheiro “porque o lugar já é lindo e não precisa enfeitar”, pense duas vezes – uma boa parte do dinheiro vai embora só para trazer seus fornecedores até você (e os que realmente fazem um bom trabalho não vão cobrar barato!)
  • Saiba quando dar um tempo no Pinterest (1 ou 2 meses antes do casamento é a minha sugestão) – você não vai conseguir usar todas aquelas referências nem que casasse 30 vezes! Descobrir coisas novas muito perto do casamento só vai fazer você gostar menos do que já tinha escolhido e até então amava, e a essa altura tudo já foi contratado/pago.
  • No caso de casamento na praia, mesmo no auge do verão, tenha sempre um plano B em caso de chuva. A gente não precisou alugar um toldo porque a área do restaurante da pousada (onde a maior parte da festa aconteceu) já era coberta, mas até acordar no dia e ver que não ia chover, fiquei bem apreensiva pela cerimônia a céu aberto…

Decoração casamento Praia dos CarneirosDecoração casamento Praia dos Carneiros

  • Não esqueça de incluir no orçamento os custos de visitas ao local. É bom ir pelo menos uma vez para ver o lugar de perto, conhecer os fornecedores e fazer degustações, mas eu indicaria duas visitas (e se possível programem-se para chegar no local pelo menos uma semana antes do casamento para resolver os últimos detalhes com calma).
  • Cuide dos seus convidados, afinal a escolha de casar longe de casa foi sua, não deles! Recomendo fazer uma lista com dicas da cidade, incluindo recomendação de hotéis, restaurantes, passeios e o que mais for relevante para o local, além de avisar tudo com muita antecedência. Colocamos todas essas informações no nosso site e também nos oferecemos pra ajudar com qualquer dúvida – deu mais trabalho do que organizar um “casamento normal”, mas ter a chance de passar um final de semana com todo mundo reunido não tem preço :-)

Decoração casamento Praia dos CarneirosDecoração casamento Praia dos Carneiros

  • Mesmo com o melhor planejamento e orçamento mais detalhado do mundo, o casamento vai sair mais caro do que vocês pensavam. Sempre aparece um gasto de última hora, algo bonito que você descobre e pre-ci-sa ter (oi, Pinterest! ahah), o número de convidados muda, precisa alugar um toldo ou comprar sombrinhas, o vestido da daminha não cabe mais… Considere-se vitoriosa se o casamento sair menos de 10% mais caro que o planejado!
  • E por fim, saiba que no dia nada mais importa. Você não vai tirar o sorriso da cara se chover, se o bolo estiver diferente, se a banda errar a música, se vier alguém de branco, se a decoração não sair milimetricamente como você sonhou, se tiver algum penetra na festa… Curtir esse momento com tantas pessoas especiais é o que vai fazer o casamento ser o melhor dia da sua vida – aproveite intensamente cada segundo!

Lista de fornecedores


A lista do amor para ajudar quem também estiver planejando um casamento na Praia dos Carneiros (ou em Pernambuco). Todos foram escolhidos a dedo e aprovados com louvor – se fosse casar novamente, contrataria todos de novo!

Local: Pousada Praia dos Carneiros | Assessoria e cerimonial: Vanessa Amorim | Decoração e móveis: Anderson Barbosa | Buffet: Porto Fino | Fotografia: Clara Gouvêa | Filmagem: Bruna Valença  | Bolo: Dorinha Bolo de Rolo | Doces: Lucinha Cascão e Benta Brigaderia | Bem casados: Dona Wilde | Papelaria e identidade visual: Isabela Frazão ([email protected]) e Amiúde | Caligrafia: Fabrico de Ideias | Maquiagem e cabelo: Alice Melo | Forminhas de linho pros doces: Jake  Forminhas | Música da cerimônia: Jefferson Bento | DJ: Beto Karioca | Orquestra de frevo: Eduardo Raposo/Preto Velho | Iluminação: Facury Luzcênica | Geradores: Auri

Dorinha Bolo de Rolo casamento

E pra finalizar, alguns sites onde comprei detalhes especiais pro nosso casamento! Noivinhos (um unicórnio e um dinossauro! <3) de porcelana: Barruntando | Robes para mim e pras madrinhas: Ebay | Porta aliança com nosso nome: Bunny and Moo Ceramics | Meu vestido: Catherine Deane | Acessórios de cabelo: Debbie Carlisle | Vestidos das daminhas: Light in the Box

Espero que você tenha gostado desse intensivão casamento, e se ainda não tiver lido os outros posts é só navegar pela categoria casamento para encontrar todos. Agora prometo que volto à programação normal – até receber o vídeo! ahaha :-)

  • Vai viajar? Reserve seu hotel no Booking.com usando o link ou banner do blog. Além de oferecer segurança, super promoções e a opção de cancelamento gratuito, você ainda me ajuda a manter o Sete Mil Km no ar sem pagar nada por isso. Muito obrigada! :-)
  • Me siga nas redes sociais para acompanhar todas as viagens e dicas em tempo real: InstagramYouTubeSnapchatFacebook e Twitter. Também compartilho muita inspiração de viagens que fiz e quero fazer no Pinterest do blog!

SaveSave

Advertisements

RELATED POSTS