Baraque de Fraiture: esquiando (ou quase) na Bélgica

Como se diz lá no nordeste quando alguém está muito empolgado e só pensa/fala numa coisa, eu tô com fogo no rabo pra aprender a esquiar! Se já morria de vontade desde sempre, quando comecei um freela pra uma marca de roupas térmicas há uns meses essa vontade cresceu tanto que está praticamente dominando meu ser. Só que uma viagem pra esquiar é muito cara e agora estamos em contenção de despesas yada yada yada, mas do nada me deu um estalo e MEU DEUS NIC COMO ASSIM TEM SKI NA BÉLGICA E EU NÃO SABIA?

Pois é, nunca tinha nem perguntado e pra falar a verdade nunca tinha ouvido falar na Bélgica como um destino para esportes de inverno. E realmente não é assim o melhor país pra isso, mas num é que tem uma pista onde os locais se esbaldam?!

IMG_4559

Meus sogros não curtem esportes mas sabiam desse lugar chamado Baraque de Fraiture, mais ou menos há 1h de carro de Liège, mas ninguém sabia ao certo como era o esquema, se tinha neve o suficiente, se tinha onde alugar material.. Fomos assim mesmo e nossa, melhor coisa da viagem!

IMG_4600DSC_0002

Eu ainda não vi neve o suficiente pra deixar de achar lindo, maravilhoso e a melhor coisa do mundo. Quer dizer, não sei se algum dia vou me acostumar com a paisagem toda branquinha a ponto de não ficar sorrindo e pulando que nem criança. É meio vergonhoso porque todo mundo fica olhando pra adulta MAIS empolgada de todo o parque, mas fazer o quê..

IMG_4601

Mas não, ainda não foi dessa vez que tentei esquiar! #todoschora :( Ainda não consegui convencer o boy a esquiar (ele só foi uma vez quando era pequeno e não gostou muito) e não quero ficar caindo e me machucando sozinha.. Detalhe que até chegar lá eu achava que ele ia topar mas não, ficou a promessa que da próxima vez arriscamos o ski (deixando registrado aqui, veremos) e aproveitamos a manhã naquelas pranchas/trenós mesmo.

No começo só tinha criança usando aquilo e quando chegamos na beira da ladeira admito que deu um medinho, mas não podia ser humilhada e desistir enquanto todas crianças desciam a toda velocidade né? ahaha vamo simbora! E que surpresa, é muito, muito, MUITO divertido!

IMG_4513

DSC_0008

E super rápido quando duas pessoas estão descendo juntas, as pernas ficam meio perdidas, o freio vai quebrando a neve e voa um monte na sua cara.. Não esperava que descer de trenó teria tanta emoção!

IMG_4530

Como a área não é assim um super resort de ski, a estrutura é bem básica – a começar pela ladeira do trenó: se desceu, tem que subir andando. Até tem um “puxador” na pista maior pra trazer quem tá fazendo ski/snowboard de lá de baixo, mas nada muito elaborado como teleféricos não. Passamos menos de 2h por lá e no final eu já não conseguia mais andar, o morro não é alto mas de pouquinho em pouquinho parece que estava subindo o Everest.

DSC_0025 DSC_0031

Mas é claro que essa “falta de estrutura” tem seu lado (bem) positivo: o aluguel de material é bem barato, se não me engano pagamos 8 euros na prancha pra 2 pessoas e podia usar o dia inteiro. E finalmente criei coragem de descer sozinha! ahaha Só que depois de ir acompanhada não tem muita graça, uma pessoa só não tem peso suficiente pra fazer a prancha descer tão rápido.

IMG_4539A pista de ski/snowboard

Parte do município de Vielsalm, Baraque de Fraiture é um dos pontos mais altos dos Ardennes, uma região de colinas, rios, florestas e vilas charmosas que se espalha principalmente pela Bélgica e Luxemburgo, mas mesmo com seus 652m não é alto a ponto de sempre ter neve. Eu me empolguei e na minha cabeça já tinha altos planos de aprender a esquiar por lá, passar pelo menos um dia toda vez que fosse para a Bélgica (e visitar mais os sogros no inverno!), porque sinceramente solucionaria todos os “problemas” de esquiar.

Quando o custo de várias diárias num hotel, passes de ski e aluguel caro de equipamentos saem de cena, daria tranquilamente para aprender a esquiar sem sentir que estava jogando dinheiro pelo ralo e viajando só pra cair.. E as pistas nem parecem tão inclinadas assim! Mas infelizmente a pista só está aberta algumas semanas por ano, e tem ano que nem neva o suficiente pra esquiar. Brinquei que vamos montar um esquema de “alerta de neve”, assim que caírem os primeiros flocos meus sogros tem que avisar pra corrermos pra Bélgica!

IMG_4597Achamos esse cantinho com neve fofa passando das canelas e pirei! ahah

Mas de qualquer forma vou ficar de olho quando estivermos na Bélgica e correr pra Baraque de Fraiture assim que tiver um pingo de neve cair. Se não der pra esquiar, pelo menos dá pra brincar muito de afundar a bota na neve (não sabia que fazia barulhoooo!!!!), me jogar no chão feito criança e atacar Nic com bolas de neve surpresa.

IMG_4579DSC_0054

P.S. Ele leu o post, olhou pra última foto, suspirou e disse: “story of my life”. Quem manda arrumar namorada bricalhona?! :-)

  • Vai viajar? Reserve seu hotel no Booking.com usando o link ou banner do blog. Além de oferecer segurança, super promoções e a opção de cancelamento gratuito, você ainda me ajuda a manter o Sete Mil Km no ar sem pagar nada por isso. Muito obrigada! :-)
  • Me siga nas redes sociais para acompanhar todas as viagens e dicas em tempo real: InstagramYouTubeSnapchatFacebook e Twitter. Também compartilho muita inspiração de viagens que fiz e quero fazer no Pinterest do blog!
Advertisements

RELATED POSTS