Estágio em Londres: a BUNAC e o visto

Aconselho ler antes o post Estágio em Londres: como conseguir? que explica todo o processo, qual agência utilizei e os custos do programa de estágio.

Toda a burocracia que vem à seguir é causada por um pequeno detalhe do governo britânico: não é qualquer empresa que pode simplesmente contratar pessoas para trabalhar (mesmo que temporariamente e num estágio não remunerado) no país. Só empresas que conseguiram o título de sponsors e passaram por todo o processo de comprovar sua idoneidade, o motivo de contratar estrangeiros etc etc têm a permissão legal para importar funcionários. Então mesmo com seu estágio garantido e pago, ainda é necessário contatar uma outra empresa – neste caso, a BUNAC – que tem um programa autorizado a trazer estrangeiros sob a categoria de visto Tier 5 (Temporary Worker – Government Authorised Exchange).

bunac

Quais os pré-requisitos?

  • Ter mais de 18 anos e um passaporte de fora da União Européia
  • Estar cursando uma faculdade ou ter acabado há no máximo 12 meses (precisa de comprovante de vínculo ou conclusão de curso)
  • Ter uma oferta de estágio de até 6 meses no Reino Unido, em uma vaga extra – ou seja, você não pode estar tirando a vaga de emprego de uma pessoa que é do país e recebia salário etc (a vaga pode ser encontrada através de uma agência ou de forma independente)
  • Comprovar que tem como se sustentar durante o período do estágio sem precisar de ajuda do governo
  • Comprovar nível de inglês, se seu país natal não é um país de língua inglesa (pode ser feito por meio de certificados de curso de inglês + comprovante de cursinho no exterior + comprovante de prova de Cambridge, como no meu caso OU podem pedir um certificado mais avançado, tipo o IELTS)
  • Comprovar que fez um seguro viagem que inclua custos de repatriação, com uma apólice de no mínimo $1,000,000.00 (sim, você leu certo, 1 milhão de dólares) – na época em que eu me inscrevi a BUNAC não oferecia esse serviço, mas agora já tem um seguro viagem da própria empresa que custa $360 para um estágio de 6 meses.

Como é o processo? E os custos?

O programa da BUNAC tem o custo de $760 (sim, isso é independente do custo da agência de estágio e do custo do visto.. Indico juntar dinheiro e se planejar, porque não é fácil >_<) e é absolutamente necessário, pois é esta empresa que vai emitir o Certificate of Sponsorship, documento que  prova que está tudo nos conformes para o estágio (a empresa é séria, não é a vaga de uma pessoa que foi demitida para que você pudesse estagiar lá de graça, você tem o nível de inglês e o dinheiro pra se manter etc.) e é obrigatório para tirar o visto.

Depois de preencher o formulário, eles vão entrar em contato para dizer se está tudo ok e aí você tem que pagar e enviar todos os documentos para a sede em Londres (eu entendi que só precisava enviar por email e foi um atropelo, atrasou todo o processo). Lembrando que TUDO que não for em inglês deve ser enviado junto à tradução juramentada. Quando eles receberem as coisas fica tudo mais rápido, vão emitir o Certificate of Sponsorship, CoS, e tá na hora de dar entrada no visto – sim, ainda tem mais um processo mas juro que vale a pena!

Finalmente, o tão sonhado visto!

Calma, que tá quase lá! Com o número do CoS em mãos, é só calcular se você já tem tudo o que é necessário para dar entrada, usando a própria calculadora de pontos da Border Agency, e dar entrada no visto pelo site. Como já mencionei antes, a categoria de visto é Tier 5 (Temporary Worker – Government Authorised Exchange) e no final você terá que pagar a taxa de £200 para o processamento do visto.

visa

Ainda é necessário marcar uma visita a um dos centros da WorldBridge no Brasil, o órgão responsável por arrecadar os documentos para o governo britânico – tem escritórios em São Paulo, Brasília ou Rio de Janeiro – onde você vai entregar os documentos originais de contratação para o estágio, o passaporte, 2 fotos tamanho 4,5 x 3,5 e ter suas impressões digitais coletadas. Todas as informações necessárias para o visto estão na página da UKBA e de vez em quando são alteradas, mas a BUNAC também auxilia com qualquer dúvida.

paper

No escritório da WorldBridge é tudo muito rápido e aconselho já ir sabendo de tudo – eles não estão autorizados a te aconselhar em nada, ou seja, se você levou os documentos errados ou ficou faltando alguma coisa, vai ter o visto negado sem nem saber o porquê. O tempo de processamento de cada visto varia, mas no meu caso demorou quase um mês entre a visita ao Rio e a devolução do passaporte – eles oferecem a opção de prioridade, na qual você paga R$ 300 para que o seu visto “pule alguns lugares na fila” e seja analisado com urgência, mas achei que não seria necessário e tive que ficar esperando e roendo todas as unhas por semanas..

Se toda papelada foi enviada corretamente é só esperar e ir fazendo as malas, que um belo dia os Correios vão bater na tua porta com um envelope bem lindo *emotiva*, e o visto vai estar lá <3

Cheguei no Reino Unido, e agora?

É necessário visitar o Overseas Visitor Records Office até 7 dias após sua entrada no Reino Unido, para que  a polícia tenha seus dados, onde você está hospedado etc. Além disso, a BUNAC pede que todos os participantes do programa passem por uma mini aula no escritório deles, falando sobre a vida aqui, o que você precisa fazer para abrir uma conta bancária, algumas dicas de convivência com culturas diferentes e até contatos de agências de viagem, empresas de ônibus e trem para quem quer viajar nos finais de semana. Ah, mais ou menos no meio do estágio a BUNAC vai entrar em contato para agendar uma visita ou conversa pelo telefone com você e seu chefe, só para checar se está tudo bem, o que você tem feito, se gostaria de mudar alguma coisa no trabalho que tem realizado etc.

Algumas dúvidas importantes

  • E vale a pena estagiar de graça? Não tem como conseguir um estágio remunerado? Vale MUITO a pena, apesar de tudo! Infelizmente, a mentalidade aqui ainda é de que estágio pode ser de graça, afinal você está aprendendo e “todo mundo começa por baixo”. Claro que é possível achar vagas de estágio remunerados (só conheci 2 pessoas através do programa da BUNAC que estavam recebendo salário, porque tinham contatos nas empresas e foram indicadas), mas a maioria é voluntário ou com algum tipo de ajuda financeira para transporte ou alimentação.
  • E se eu quiser ficar mais tempo? Posso fazer o programa de novo? Não é permitido estender a duração do visto ou se inscrever no programa mais de uma vez, mesmo que a empresa em que você estagiou queira que você fique mais um tempo.. Nesse caso há a opção de contratação, mas mesmo assim é necessário voltar ao Brasil para providenciar toda a papelada + visto novo.

Mais dicas imperdíveis: a Chris e a Natasha também escreveram posts incríveis para quem gostaria de estudar em Londres, é mais uma opção para quem quer passar uma temporada na terra da rainha e não sabe como.. Recomendo a leitura! Bolsa de estudo no Reino Unido, no blog da Chris, e MBA e pós em Londres com preços amigos, no blog da Natasha e do João, cheeeeio de informações sobre Londres.

Advertisements

RELATED POSTS