Estágio em Londres: como conseguir?

No meio de 2012 resolvemos definitivamente que iríamos morar juntos quando eu terminasse a faculdade, e aí começou uma busca louca por ~brechas na legislação~ que me permitissem ficar em Londres. Não sou cidadã européia, então tudo o que posso é passar 6 meses lá com visto de turista, como qualquer outra pessoa. Estudamos o site da Border Agency de cabo a rabo, mas nenhum visto era possível porque eu 1) não queria/não tinha dinheiro pra fazer uma pós em Londres, que me daria o visto de estudante por um tempo legal; 2) não podia tirar visto de trabalho porque não tinha uma oferta de emprego; 3) não podia tirar o visto de Partner, porque ele é apenas para casais que já moram juntos há mais de 2 anos (como vou morar com ele por 2 anos se não posso passar mais que 6 meses no país, alô?!)

Foi então que Nic descobriu uma agência de estágios no exterior, e foi assim que conhecemos o The Intern Group. Eles são um grupo que oferece programas de estágio em Moda, Jornalismo, Design, Arquitetura, Relações Públicas, TI, Direito, Finanças, Teatro etc etc etc em algumas cidades como Londres, Hong Kong e Madrid, além de Medellin na Colômbia, que foi onde tudo começou – imediatamente entrei em contato e pouco tempo depois já tinha um estágio de 5 meses garantido em Londres!

The Intern Group: o que está incluso, requisitos e preço

O programa Intern London inclui estágio na sua área em uma empresa que você aprove, acomodação, transporte na cidade, transfer do aeroporto, eventos na cidade para socializar com os outros participantes e suporte com o visto/qualquer outra coisa que você precise no processo ou durante a estadia na cidade.

É necessário ter mais de 18 anos e estar cursando uma faculdade, ou ter se formado há no máximo 12 meses do começo do estágio. Os custos atuais podem ser encontrados no site, e com £1830 já é possível ter uma experiência de estágio em Londres com acomodação inclusa, além de todos aqueles outros itens.

internlondon

E se quiser baratear na acomodação?

Como o propósito de ir pra Londres era ficar perto do namorado, expliquei que não queria acomodação e paguei BEM menos – no site eles dizem que o programa é vendido fechado, mas na minha experiência bastou explicar a situação que eles concordaram. Então paguei £1350 por um estágio de 5 meses e 2 semanas, um valor impressionante se comparado aos £6670 por um estágio de 6 meses com acomodação em quarto dividido, como mostra o site. O problema é que houve um mal entendido e o valor que paguei também excluía o transporte, que tive que pagar por minha conta. Foi bem chato porque não estava contando com aquela despesa extra, mas fazer o quê.. Tive que acrescentar umas £700 para meu transporte durante todo o período, mas ainda assim o valor que paguei não chega nem perto do valor do pacote completo.. Indico inventar um namorado e dizer que tem onde ficar! xD

Como é o processo: do envio de documentos ao estágio garantido

Depois de preencher o formulário no site, a agência vai entrar em contato dizendo se você cumpre os pré-requisitos para participar do programa, e marcando uma entrevista por Skype para te conhecer melhor. A entrevista serviu basicamente para eles verem pelo que eu me interessava, entender meu currículo e minhas habilidades, quais meus sonhos e o que eu esperava com um estágio em Londres. Depois dessa entrevista, eles entram em contato confirmando que você foi aceito para participar do programa, sendo necessário o depósito de £500 para garantir a vaga (esse valor é reembolsado se eles não conseguirem encontrar uma vaga de estágio para você, ou se as vagas que eles oferecerem não forem de seu agrado).

Com a presença no programa confirmada, o processo pode ficar mais lento pois agora a agência precisa contatar seu banco de parceiros até encontrar uma vaga que combine com você. No meu caso foram vários emails oferecendo diferentes tipo de estágios, até que optamos por uma entrevista com a editora da revista em que estou trabalhando, que nada mais foi do que uma conversa rápida para me conhecer. A impressão que tive era de que eu já estava aceita com base no meu currículo, mas ela precisava apenas conferir meu nível de inglês e esse tipo de coisa – não sei se pra cargos “mais importantes” como na área de direito e finanças, por exemplo, o processo é o mesmo. Na área de Moda foi super tranquilo e sem muitas neuras. Tanto é que não tive aquele email “você foi aceita” e achei super estranho ahahah

Jantar para conhecer outros participantes

Antes da minha entrevista, o coordenador do programa em Londres visitou a revista, para garantir que era um lugar legal e onde eu REALMENTE aprenderia alguma coisa (ao invés de ser uma escraviária), apesar de ser um estágio não remunerado, e o resto do processo foi tranquilo. Com a vaga garantida e todo mundo feliz, é hora de pagar o restante do programa (no meu caso, £850) e se preocupar com os outros processos burocráticos, que são assunto para o próximo post!

Estágio de forma independente

Eu não aconselharia fazer tudo de forma independente, a não ser que você esteja bem tranquilo e aberto à possibilidade de chegar em Londres e o estágio não ser NADA do que você achou que seria. Afinal, sem alguém pra “dar uma checada” e verificar se você vai de fato estar aprendendo algo útil e guiar todo o processo, o que garante que a sua sonhada vaga de estágio não passa de um contrato para fazer o chá do escritório..? Além do mais, em um mercado de trabalho super dinâmico como o de Londres, por que uma empresa investiria em entrevistar pela internet/esperar por um estagiário chegar de outro país, quando pode ter um que já mora lá começando na próxima semana? O estágio pela agência funciona até como uma garantia para a empresa, que não corre o risco de trazer alguém desinteressado e irresponsável, pois o candidato já foi checado por alguém.. Super apoio viagens independentes, mas nesse caso gostei de ter optado por uma agência e não mudaria nada.

Caso você prefira procurar por um estágio por conta própria, sites como o Job Search (todas as áreas) ou Fashion Jobs (apenas moda e derivados) são uma boa pedida, mas no Google dá pra achar muitos outros.

Advertisements

RELATED POSTS