Lasanha gordelícia

Já reparou como lasanha é um desses pratos que todo mundo acredita fazer melhor que os outros? É algo relativamente simples de fazer e sem muitos mistérios, mas o tanto de posts ou receitas que já vi por ai se gabando de ser a melhor lasanha do mundo.. Nossa! ahaha

Não vou me juntar à multidão e dizer que minha receita é a melhor do mundo, mas colocando a modéstia de lado.. Sim, ela fica maaaaaravilhosa e cada vez que eu faço me pergunto por que não invento de preparar uma bela duma lasanha mais vezes!! Meu referencial de lasanha maravilhosa é a do meu pai, que geralmente fica beeeem molhada (sabe quando a fatia praticamente se desmancha e o molho escorre no prato? Nhaaammmm!!!) e pedi pra ele me ensinar quando nos visitaram aqui em Londres. Até então eu nunca tinha feito uma, mas sou afoita na cozinha e mesmo que seja a receita do meu pai eu não consigo seguir certinho e vou inventando coisas pelo caminho ehehe

IMG_3597

Sábado acordei com uma vontade LOUCA de lasanha e cheguei na receita perfeita pra mim, aqui vai o passo-a-passo (especialmente pra você, Nay!) e os truques que eu acredito deixarem qualquer lasanha mais incrível. E já adianto que tem que focar nas bases da lasanha, tem que fazer tudo com muito amor e paciência pra ficar deliciosa: a carne moída, o molho de tomate e o molho branco.

Ingredientes:

  • Massa para lasanha (2 pacotes por garantia)
  • 1kg de carne moída
  • 1,5kg de tomate
  • 2 cebolas partidas em cubinhos
  • 1 caixinha de passata/molho de tomate/purê de tomate
  • Alho a gosto (no meu caso, muito!)
  • Uns 800g de queijos (usei 2 tipos de cheddar e mussarela)
  • Caldo de carne
  • Cebolinha, coentro, salsinha e derivados
  • 1 cenoura ralada (opcional)
  • Vinho tinto
  • Azeite, sal, pimenta, catchup, folhas de louro, ervas etc

E prepare-se pra passar umas horinhas na cozinha, porque eu pelo menos sou dessas que acredita que na lasanha um molho de tomate caseiro faz toda a diferença! E isso inclui tirar a pele dos tomates: é só colocar numa panela de água fervente, quando a pele começar a abrir tire o tomate da água pra não cozinhar demais, e vá puxando a pele quando eles estiverem mais frios (eu nunca tenho paciência de esperar e queimo a mão rs). E eu sempre guardo uma parte da água “tomatada” pra se precisar ao longo da receita.

IMG_3599Nao estranhe, os tomates sem pele começam assim pálidos mesmo

Ai começa de fato o processo: pego 2 panelas, sendo uma delas a maior daqui de casa, e refogo cebola e muito alho em cada uma delas com azeite e manteiga. Na panela gigante vai a carne moída e fico mexendo/raspando pra que ela fique em pedacinhos pequenos (a medida que for secando coloco um pouco da agua do tomate) e na outra panela coloco os tomates sem pele, partidos ao meio ou espremidos na mão mesmo, e a cenoura ralada quando quero fingir que a lasanha é saudável e colocar uns nutrientes a mais.

(Sim, eu gosto de fazer tudo assim ao mesmo tempo aqui e agora, acho mais divertido! ahah Acho que por isso prefiro cozinhar ao invés de fazer sobremesas, odeio ter que seguir receita certinho, medir tudo e fazer na ordem certzzzzzz)

Quando tudo ficar soltinho na panela da carne coloco os temperos (sal, pimenta, o caldo de carne esfarelado, cebolinha, coentro etc) e deixo refogando, aí jogo um pouco de vinho tinto (faz toda a diferença) e fica lá refogando mais um pouquinho. A essa altura os tomates já estão soltando bastante água, coloco um pouco de purê de tomate, catchup pra equilibrar a acidez, passata se precisar/quiser deixar tudo mais vermelhinho, sal, pimenta, folhinhas de louro e os temperos que achar no armário. E deixa o tomate cozinhar, o molho apurar e engrossar um pouco.. Depois gosto de passar no mixer pra ficar lisinho e coloco o molho na outra panela até cobrir a carne (eu queria a lasanha mais sequinha então não usei todo o molho de tomate que fiz).

IMG_3600

Para o molho branco:

  • 4 col sopa de manteiga
  • 3 col sopa de trigo
  • 1 litro de leite
  • Queijo parmesão ralado
  • Creamcheese
  • Noz moscada

O último processo-base da lista é o molho béchamel: derreto a manteiga numa panela, quando começar a espumar misturo o trigo com um fouet (coloquei medidas na receita mas vou no olhômetro mesmo) e vai formar uma pastinha. Deixo o trigo cozinhar um pouquinho pra perder aquele gosto forte e vou adicionando o leite ao poucos, mexendo sempre pra não empelotar. Aí entra o sal, pimenta e uma pitadinha de noz moscada, tanto o creamcheese quanto o queijo ralado vão a gosto do freguês (vou provando pra não colocar demais e ficar enjoativo) e quando começar a ferver tá pronto \o/

E aí tá na hora de montar a lasanha! *aleluia*

IMG_3602

Coloco um pouquiiiinho do molho vermelho e do branco no fundo da travessa pra massa não grudar e coloco a primeira camada deixando espaço nas bordas. Como já disse antes eu não tava afim de fazer lasanha muuuuito molhada, queria que a fatia ficasse montada quando cortasse sabe? Então fui “regando” a massa (ao invés de ensopando!) com o molho da carne, depois coloquei o queijo e reguei com o molho branco. E aí começa tudo de novo até completar a travessa – gosto de ir alternando o sentido das folhas da massa, mas sempre tendo cuidado pra não chegar até a borda já que ela cresce quando cozinha.

Na foto dá pra ver mais ou menos a proporção de molho que fui colocando e ficou perfeito pra mim: molhadinha, muito saborosa, a massa cozinhou perfeitamente e dava pra sentir o gosto de cada parte da lasanha. Por último vai o molho branco pra cobrir a última camada de massa e levo pro forno a 180 graus por uns 30 minutos, coberto por papel alumínio (pode regar com um pouquiiiinho de leite nas laterais pra garantir que a massa nao vai grudar) – tiro do forno e coloco uma faca pra checar se a massa tá cozida, cubro com um misto de queijo mussarela e cheddar e coloco no forno alto/grill descoberta por mais uns 5 minutos.

IMG_3614

Ta-dããããã: lasanha molhadinha por dentro e crocante em cima! <3

Essa receita deu pra uma travessa grande e uma média que foi direto pro freezer, além de um pote de molho de tomate que sobrou e dos eventuais respingos pela cozinha toda (devidamente limpos por Nic, que não tô doida de ir limpar cozinha depois de passar 4h picando/cozinhando/lasanhando) ehehe. Se alguém fizer ou tiver sugestões pra aperfeiçoamento lasanhístico comenta aí! :-)

Advertisements
23/01/15

RELATED POSTS