Tem coisa melhor do que visitar um lugar sem saber muito bem o que esperar, e se deparar com uma das paisagens mais lindas da sua vida?! Vem comigo conhecer a Isabella Plantation, um jardim secreto em Londres!

Londres é uma cidade que merece ser visitada o ano inteiro – ver as quatro estações bem definidas é uma das delícias de morar tão longe da linha do Equador -, mas não tenho como negar que é na primavera que meu amor pela cidade floresce (desculpa, não deu pra resistir!)

Isabella Plantation jardim em LondresIsabella Plantation jardim em Londres

Eu confesso que fico reclamona no inverno. Aqueles dias super curtos e a falta do sol me tiram o ânimo, ter que colocar mil camadas de roupa antes de sair de casa cansa, e o resultado é que depois dos fogos do ano novo eu fico praticamente contando os segundos pra chegada da primavera… Até que em abril ela começa a dar as caras, trazendo um ou dois dias de calor por vez, e depois de nos lembrar como é gostoso sentir o sol na pele e passar o dia fora de casa, o tempo vira e voltamos a precisar de casaco até quase junho.

Mas mesmo que ainda esteja frio, na primavera o clima é outro. É como se a cidade estivesse acordando depois de uma longa hibernação – as pessoas começam a sorrir, as folhas voltam a nascer, chega a hora de comer os morangos mais doces do mundo, e a transformação mais bonita: flores, flores por todo lugar!

Num desses dias lindos de sol a Raquel me chamou pra ir passear com ela na Isabella Plantation, e eu que já estava cansada de tanto trabalhar fui só para dar uma espairecida, sem saber o que esperar…  Nem de longe achava que iria me deparar com um dos lugares mais lindos que já vi na minha vida, escondido a menos de 1h da minha casa!

A natureza selvagem do Richmond Park


A Isabella Plantation fica dentro do Richmond Park, um dos parque mais “selvagens” da cidade e que tem uma beleza totalmente diferente dos parques mais centrais (como o St. James’s Park, Hyde Park ou Regents Park). Eu só tinha ido lá uma vez no outono passado, e por sorte conseguimos ver uma das principais atrações do parque assim que chegamos.

Richmond ParkRichmond Park

Sim, são centenas de veados selvagens vivendo livremente no meio do parque! O local foi criado como um parque de caça pelo rei Charles I no século XVII, e os veados continuam lá até hoje. Eu nunca tinha encontrado com um animal selvagem tão grande assim de perto, foi mágico ficar observando e tirando fotos deles andando, comendo, dormindo…

Recomendo demais uma visita ao Richmond Park no outono para ver os veados (é a melhor estação para ver e fotografar, apesar deles morarem lá), e foi por causa dessa experiência que tive vontade de voltar na primavera pra ver como seria diferente. Não vimos muitos veados em abril, mas em compensação pegamos o auge da florada dos rododendros e azaleias da Isabella Plantation!

Isabella Plantation


Esse jardim secreto em Londres abriga mais de 16 hectares de pura beleza, intercalando laguinhos com pequenas trilhas, árvores de todos os tipos e muitos, muitos arbustos floridos. A plantação é da época vitoriana e a área foi cercada no começo do século 19 para manter os veados do lado de fora, mas o bosque só foi aberto ao público nos anos 50.

Isabella Plantation jardim em LondresIsabella Plantation jardim em Londres

Além de diferentes espécies de azaleias, rododendros e camélias, a Isabella Plantation reune muitas espécies raras de plantas e árvores, e até recebeu uma variedade de azaleia vinda diretamente do Japão. O auge da beleza do jardim acontece em abril/maio, mas ele continua florido o ano todo com diferentes espécies, cores e cheiros… Daqui a uns meses quero voltar e ver quais flores estão dominando o jardim!

E o mais legal é que apesar de ser um local turístico o jardim continua com uma cara meio selvagem, sabe? As plantas não são arrumadinhas em canteiros, separadas por cor ou espécie, fica tudo junto e misturado e o resultado visual é de cair o queixo!

Para chegar na Isabella Plantation não recomendo descer direto na estação de Richmond (o parque é gigante e o jardim fica quase na ponta inferior), mas sim ir para Putney e pegar o ônibus 85 em direção a Kingston. A parada Warren Road te deixa bem perto da entrada mais conveniente pra visitar a Isabella Plantation, se não me engano andamos menos de 15 minutos até chegar no portão do jardim.

Clique para salvar o post no Pinterest e me diz, não parece que a Isabella Plantation saiu de um sonho?! :-)

  • Vai viajar? Reserve seu hotel no Booking.com usando o link ou banner do blog. Além de oferecer segurança, super promoções e a opção de cancelamento gratuito, você ainda me ajuda a manter o Sete Mil Km no ar sem pagar nada por isso. Muito obrigada! :-)
  • Me siga nas redes sociais para acompanhar todas as viagens e dicas em tempo real: InstagramYouTubeSnapchatFacebook e Twitter. Também compartilho muita inspiração de viagens que fiz e quero fazer no Pinterest do blog!
Advertisements

RELATED POSTS