4 Dias em Paris – Como foi o IV Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros

Há alguns meses tive a chance de fazer uma viagem diferente a Paris. Eu já visitei a cidade inúmeras vezes a trabalho e também já passei alguns dias por lá com Nic, mas graças ao IV Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros acrescentei mais uma viagem a essa listinha: dessa vez explorei a cidade com amigas. Assim como no III EEBB, que aconteceu em Berlim, esse foi um final de semana cheio de aprendizados, palestras e trocas de experiência – e muito passeio, claro! Vem ver o que eu fiz em quatro dias em Paris :-)

4 dias em #Paris - Como foi o IV Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros. #Viagem #Europa

4 dias em #Paris – Como foi o IV Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros. #Viagem #Europa


Christian Dior, Couturier du Rêve

Exposição Christian Dior, Couturier du Rêve

Como cheguei em Paris várias horas antes do começo oficial do encontro, corri pro Museu de Artes Decorativas pra tentar ver a exposição do Christian Dior. Já tinha lido muito sobre a exposição e tentado comprar ingressos online, mas acho que por conta da procura gigantesca o site vivia dando erro… Encarei as duas horas na fila pra conseguir comprar o ingresso e posso dizer que valeu cada segundo de espera.

Como o nome poético – “costureiro de sonhos” – já indica, que exposição surpreendente!

Comemorando os 70 anos da maison Dior, a exposição reuniu pela primeira vez todas as facetas do universo Dior. Foram salas e mais salas repletas de croquis, manuscritos, reportagens, tecidos do ateliê, capas de revista, perfumes, fotografias de moda, joias, bolsas e sapatos, além dos mais de 300 vestidos de alta costura que contam a história da moda desde 1947.

Mesmo quem não se interessa pelo assunto com certeza já viu a foto icônica do tailleur Bar, um dos looks que revolucionaram a história da moda quando o arquiteto Christian Dior decidiu construir seus vestidos esculpindo o corpo feminino. Agora imagine como foi especial pra mim, que estudei tanto arquitetura quanto moda, ver com meus próprios olhos as peças que antes eu só tinha estudado por livros!

Tailleur Bar - Christian Dior, Couturier du Rêve

A exposição estava super completa e além de mostrar toda a revolução do New Look também focava no uso das cores, as diferentes técnicas, a progressão do estilo da Dior com os vestidos icônicos de todos os estilistas que passaram pela maison e também vários vestidos do tapete vermelho. Tudo isso apresentado em salas que deslumbravam os sentidos – hora claras e delicadas, hora escuras e misteriosas, num caminho que continuava a surpreender e terminava num salão com vestidos e cenografia tão deslumbrantes que eu admito que quase escorreu uma lagriminha.

Queria muito que essa exposição viesse aqui pra Londres ou quem sabe saísse numa turnê mundial, seria lindo se mais pessoas tivessem a chance de ver de perto um trabalho tão minucioso.

Planejando uma viagem pra França? Reserve aqui o seu hotel em Paris ou pesquise outras cidades no banner:


Vista da Tour Montparnasse, em Paris

Tour Montparnasse

Por causa das horas na fila e na exposição eu perdi o primeiro passeio do EEBB: subir na Torre Montparnasse! Essa torre de 210m oferece uma vista 360 graus da cidade e por causa do seu design meio sem graça virou até uma piadinha – “sabe por que a torre Montparnasse tem a melhor vista de Paris? Porque ela não aparece”.

Brincadeiras à parte, de todos os mirantes que já visitei ela realmente é de onde tive a melhor vista da cidade. Juro que não entendo quem passa horas na fila pra subir na Torre Eiffel, quando uma das coisas mais lindas pra ver em Paris é a própria torre… Muito melhor subir na Torre Montparnasse e ver a paisagem completa, né? :-)

O ingresso custa 17 euros e dá pra comprar antecipado pra evitar filas. Acabei perdendo a recepção com champagne pros blogueiros, mas como já tinha subido na torre e tirado mil fotos há alguns anos fui direto pra festinha de abertura no XO Hotel.

O mais legal do encontro é confraternizar e trocar figurinhas com os colegas blogueiros. Mesmo quem leva isso aqui como um hobby sabe que é um trabalho bem solitário, então essas chances de trocar experiências, tirar dúvidas e desvirtualizar amizades são preciosas… E se for com drinks e petiscos num hotel super fofo, melhor ainda!

Fomos muito bem recebidos pelo XO Hotel e num vou mentir, fiquei com invejinha de quem estava hospedado lá principalmente enquanto tomava banho no nosso banheiro mofado num hotel xexelento. Aliás, lugar fofo foi o que não faltou no IV EEBB – olha como o local das palestras era lindo! O Centre des Monuments Nationaux foi parceiro do evento e cedeu um salão na sua sede, dentro do charmoso Hôtel de Sully, uma antiga residência privada no Marais que mistura uma fachada tradicional com esse interior coloridão.

XO Hotel
Hôtel de Sully

Foi um dia longo mas muito produtivo com palestras da Fernanda Souza (Preciso Viajar), Cristina Rosa (Sol de Barcelona), Magê (Milão nas Mãos), Damaris Lago (AtitudeCom), Julia Morales (Milão nas Mãos) e as meninas do blog colaborativo BLPM. O dia terminou com um tradicional show de cancan no Paradis Latin, o cabaré mais antigo de Paris ainda em funcionamento!

Uma manhã em Montmartre

E se sábado era dia de aprender muito, domingo foi dia de bater perna! Começamos o dia com um tour guiado em Montmartre com o pessoal do França Entre Amigos e foi uma delícia descobrir mais cantinhos desse bairro tão charmoso.

Sacré-Coeur - Montmartre, ParisLa Maison Rose - Montmartre, Paris

Aproveitei pra voltar na Catedral de Notre-Dame, andar pelas ruazinhas super instagramáveis de Montmartre e tirar muitas fotos do mercado de quadros, dos cafés e das casas.

Mas antes do final do passeio aproveitei pra escapar com a Angie (Apure Guria) e correr pra tirar umas fotos na torre, porque não dá pra vir a Paris e não tirar foto com ela, né? Voltamos a tempo de visitar a última atração do dia, o Panthéon! Quem leu meus posts antigos sobre Paris viu que quando eu e Nic tentamos visitar esse monumento em 2014 ele estava em reforma, então fiquei bem feliz por finalmente conseguir entrar lá!

O Panthéon fica no Quartier Latin e sua arquitetura neoclássica inspirada no Pantheon de Roma deixa qualquer um boquiaberto. Principalmente o interior e o seu domo, que lembra o domo da St Paul’s Cathedral aqui em Londres, e o que na minha opinião é a atração principal, o pêndulo de Foucault! Você deve ter ouvido falar do tal pêndulo nas aulas do ensino médio – foi com esse experimento que o físico Léon Foucault demonstrou pela primeira vez a rotação da terra, em 1851.

Pantheon, Paris

O original está no Museu de Artes e Ofícios, mas a réplica do Panthéon por algum motivo é ainda mais famosa. Pode me chamar de nerd mas eu AMO ver esse tipo de coisa com meus próprios olhos! :-) Vale tirar pelo menos duas horas pra explorar (e fotografar!) cada cantinho do Panthéon e também descer na cripta, onde estão enterradas personalidades como Marie Curie, Voltaire e Victor Hugo.

Galeries Lafayette

Meu último dia em Paris começou com uma visita à loja de departamento mais famosa da cidade, a Galeries Lafayette! Por incrível que pareça eu nunca tinha entrado na loja e não podia ter escolhido uma época melhor – olha como o domo estava maravilhoso pro natal!

Paris vista do terraço da Galeries Lafayette

A Galeries Lafayette era uma das parceiras do EEBB e foi bem interessante fazer um tour pela loja e principalmente conhecer os serviços oferecidos: entrega das compras no seu hotel em Paris, concierge, descontos e o principal, devolução do imposto! Isso mesmo, não precisa mais levar a papelada pro aeroporto, enfrentar fila e arriscar ter que abrir a mala pra mostrar as compras – dá pra resolver tudo ali mesmo.

Terminamos a visita com drinks no terraço admirando a vista de Paris – mesmo com um dia cinza não dá pra negar que a vista é linda, né? :-)

Subindo na Catedral de Notre-Dame

Aproveitei Paris até os últimos instantes e fui subir na Catedral de Notre-Dame com as meninas e o Daniel do Dicas de Paris (o melhor guia da cidade, sem ele teria perdido meu trem de volta!). Assim como o Hôtel de Sully, o Panthéon e vários edifícios históricos na França, a catedral também faz parte do Centre des Monuments Nationaux e não dava pra passar a oportunidade de conferir a vista da torre sem precisar pegar fila!

Vista do alto da Catedral de Notre-Dame

Depois de 386 degraus essa é a recompensa – cheguei la em cima exausta e com falta de ar, mas muito feliz! Adorei explorar Paris com minhas amigas e de fazer novas amizades turistando, e agora é torcer pra conseguir ir no próximo encontro, em Madrid! :-)

Parceiros do IV EEBB:

Centre des Monuments Nationaux | XO Hotel | Galeries Lafayette | Paradis Latin | Tour Montparnasse | Hippocket Wifi |França entre AmigosRede Patrick Hayat HôtelsHotel Gustave

Blogueiros participantes do IV EEBB:

Alemanha: Apure Guria | Viajoteca | Destino Munique | Viagens de Mãe | Viagem Jovem | Deguste seu Destino Áustria: Kely Pelo Mundo Espanha: BLPM | Aqui Se Fala Português | Sol de Barcelona | Estrangeira | MEL a Mil pelo mundo | Manaira Araújo | Passaporte com Pimenta | De Café por Barcelona | That Good Trip França: Dicas de Paris | Viajoteca | Destino Provence | Paris me Chama Holanda: Ana de Amsterdam | The Nerdylands Inglaterra: Sete Mil Km | Blog Brazuka | No Mundo da Paula | Raphinadas | The London Ginger | Londres Pra Você Itália: A Bolonhesa | Em Roma | Italia per Amore | Roma Pra Você | Milão nas Mãos | Guia de Roma Portugal: Viajapedia | Nosso Armário | Trend Tips | Cultuga | O Porto Encanta República Tcheca: Praga Boêmia Suíça: Eu Ando Pelo Mundo | As viagens da Rê

SaveSaveSaveSave

SaveSave

SaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSave

SaveSave

SaveSaveSaveSave

SaveSaveSaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

Advertisements

RELATED POSTS