Um domingo em East London: Renegade Craft Fair + Old Truman Brewery + Pillow Cinema

Passar o dia em East London andando por mercados, vendo gente tocar na rua, descobrindo programas inusitados com aquelas paradinhas estratégicas pra comer num food truck é dessas coisas que AMO e não sei por que não faço com mais frequência. Principalmente agora que o frio tá indo embora e o sol resolvendo aparecer, é uma delícia passear e fazer aquele people watching bááásico numa das regiões mais alternativas de Londres!

bricklaneIMG_6495

Há quem diga que Shoreditch, Spitalfields, Brick Lane e derivados já perderam o que tinham de original, mas eu discordo (e convenhamos, não frequento o lugar há 7 anos pra saber se melhorou ou piorou né? Rs). Ao contrário das fashion weeks da vida onde só tem gente fantasiada vestida diferente querendo causar, o leste londrino é uma área que traduz o que mais gosto na cidade: pessoas genuinamente diferentes num só lugar, todo mundo pode vestir/fazer/gostar do que for e ninguém tá nem aí. Muito libertador!

london_streetartbricklaneIMG_6500Calor! Sol!!!!!

Há algumas semanas tiramos um domingo pra passear por Brick Lane, eu tinha lido sobre um mercado criativo que estaria acontecendo por lá e aproveitei pra marcar um filme no Pillow Cinema à tardinha. O tal mercado é o Renegade Craft Fair, um evento que acontece em várias cidades do mundo desde 2003 e reúne uma seleção de micro-empreendedores das artes: tapeçaria, jóias, papelaria, decoração, acessórios, roupas, mini suculentas etc.

renegadecraftfair3 renegadecraftfair2

Gosto muito dessa filosofia de comprar de quem produz, sempre que posso (leia-se quando não custa os olhos da cara) eu prefiro fazer isso. Óbvio que não dá pra comparar com algo produzido em massa (é claro que lá vai ser sempre mais barato!), mas nesses mercados dá pra encontrar coisas únicas e não acabar com uma casa igual ao catálogo da IKEA. Fora que tem coisa melhor que passar por uma porta sem graça, se deparar com um galpão gigantesco e descobrir que você se teletransportou pra dentro do Pinterest? ahahaa

renegadecraftfair renegadecraftfair5

A Renegade Craft Fair acontece duas vezes por ano em Chicago, Austin, Nova Iorque, LA, San Francisco, Portland, Seattle e fora dos Estados Unidos só aqui em Londres – vale a pena ficar de olho no site pra não perder (a próxima aqui é em novembro)! Mas a cidade inteira está pipocando com esse tipo de feira (tô doida pra visitar o Crafty Fox Market!) e mesmo nos mercados de bairro normais como em Greenwich, Camden ou Brixton sempre tem stands artísticos.

renegadecraftfair4 renegadecraftfair3Suculentas por toda parte!

E quando bate aquela fominha… Brick Lane também é um ótimo lugar para experimentar a culinária do mundo inteiro porque é onde está a Old Truman Brewery. Essa cervejaria era uma das maiores do mundo no século XIX e hoje em dia é um ícone do leste londrino por abrigar uma série de eventos artísticos, galerias, ateliers de artistas, mercados de moda e de comida. Quando como por lá geralmente é no Sunday Upmarket, mas ao longo da rua em diferentes galpões da cervejaria também tem o Boiler House Food Hall, o Backyard Market e claro, vários stands e food trucks na própria rua Brick Lane com o que você imaginar.

sundayupmarketMissão 1: escolher! E número 2: achar lugar pra sentar na calçada!

Comida tailandesa, italiana, espanhola, nepalesa, chinesa, japonesa, árabe, portuguesa, indiana, mexicana e mais um milhão de opções que deixam quase impossível escolher uma coisa só. E pra expatriada aqui matar a saudade: coxinha, guaraná e cachorro quente brasileiro cheio de molho, milho, ervilha, queijo e batata palha! Nada de pão com salsicha e um fio de mostarda por cima, isso sim é um hot dog :-) E de sobremesa churros já que aparentemente nesse dia só tive vontade de comer coisas em formatos, hum, fálicos. ahaha

Depois de comprar coisas lindas e comer mais do que você deveria (sempre saio de lá sem conseguir andar, cadê autocontrole? afffff), um outro programa legal pra fazer nas redondezas é assistir a um filme no Pillow Cinema. Nesse domingo fomos lá pela primeira vez e pelo que entendi o cinema só funciona em temporadas – como loucura pouca é bobagem, o que tá acontecendo por lá agora é o Hot Tub Cinema. Sim, todo mundo de biquíni numa piscina inflável, comendo pipoca e vendo um filme (?)

IMG_6513

Mas voltando ao Pillow Cinema, que ideia maravilhosa viu! Pagamos £20 por um pufe gigantesco que ainda vinha com cobertor e foi a experiência de cinema mais confortável ever – tipo assistir a um filme na cama só que com uma tela enorme e som potente. O único problema é que quase dormi ahahah :-) Assistimos Boyhood e definitivamente não é uma boa ideia ver algo tão devagar nesse cinema, mas tirando isso a experiência tá muito aprovada!

IMG_6560IMG_6535Pra um conforto extra também pode trazer seu travesseiro ou alugar por £1

E é engraçado que acompanhando a estética destruída-porém-cool de East London, o cinema fica no prédio da antiga estação de Shoreditch, bem acabadinho e escondido. O Pillow Cinema não mostra filmes suuuper lançamento mas é uma boa pra aqueles filmes que você queria ver mas ficou adiando e deixou passar, sabe? Ou então clássicos do cinema, sejam eles filmes cult em preto e branco ou filmes mulherzinha (oi, Meninas Malvadas!).

É bom comprar o ingresso uns dias antes porque as sessões lotam – alem do conforto e localização, o preço é muito bom pra padrões londrinos num final de semana. Mais uma atração pra assinar a newsletter e comprar ingresso assim que abrir outra temporada!

RELATED POSTS