cinderella_0172

Mês passado aconteceu uma exposição muito, muito, MUITO bacana aqui em Londres mas que infelizmente já acabou #oops. Foi a exposição dos figurinos originais do novo filme da Cinderella, em parceria com a Swarovski – mas calma, nem que eu fosse a blogueira mais eficiente do mundo teria conseguido postar essa dica a tempo de alguem aproveitar, já que exposição durou somente 2 semanas e eu fui na penúltima noite #oopsdenovo. Sim, procrastinei e tive que esperar horas na fila porque era gratuita e lotou :-)

cinderella_0100cinderella_0162

A exposição foi montada no meio da Leicester Square, resolvi ir de última hora no penúltimo dia e a praça estava tomada de pessoas (pra completar um dos Jonas Brothers estava numa rádio que fica por lá e tinha um exército de meninas gritando na porta do prédio, coisa de louco ahaha). Depois de 2h de fila veio o presente: cara a cara com o pôster e desenhos originais do filme de 1950!

A primeira sala era bem túnel do tempo com quadrinhos, brinquedos, pôsteres e todo tipo de coisa relacionado à Cinderella, vindas direto dos cofres mais secretos guardados a sete chaves da Disney. Inclusive ilustrações que acabaram não sendo utilizadas, foi interessante ver o universo do desenho animado interpretado por diferentes artistas.

cinderella_0071cinderelladrawings

Cinderella foi um divisor de águas para a Disney. Depois do sucesso estrondoso dos filmes dos anos 30 como Branca de Neve, o estúdio estava à beira da falência por conta de vínculos perdidos com empresas européias (afinal era bem a época da Segunda Guerra), e pra completar alguns lançamentos como Pinóquio e Bambi tiveram bilheterias tão fracas que só trouxeram dívidas assim que foram lançados. Mas aí veio Cinderella e os lucros chegaram nas dezenas de milhões, um sucesso tão grande com o público que entrou pra lista do American Film Institute dos 10 mais importantes filmes de animação da história.

cinderella_0075

E aí começa o melhor da exposição. Eu cheguei lá achando que veria “apenas” os figurinos numa sala vazia mas não, parte dos cenários usados no filme também estavam lá assim como dezenas de objetos de decoração e até a abóbora que vira carruagem.

Minha primeira reação foi pensar “aah, mas esse figurino é inspired no original né? Impossível alguém caber dentro dessa roupa” ahaha juro! Mesmo sabendo que a câmera engorda e as pessoas não são tão altas na vida real como nos red carpets da vida, eu não imaginava que as atrizes seriam tão magras e pequenininhas “pessoalmente”. Dá pra ter uma ideia do nível de magreza pelos manequins, o guia que ficava nas salas inclusive disse que tiveram que ser feitos sob medida pra exposição de tão magras que as mulheres são. MEDO.

cinderella_0081cinderella_0086

Os figurinos da Lady Tremaine sempre tem alguma coisa preta e muito verde para representar sua personalidade invejosa e nojentinha. Saindo da sala passamos pela cozinha, onde dá pra ver o vestido azul que Ella usa praticamente o filme inteiro.

cinderella_0089cinderella_0092

E ao chegar no jardim mágico lá está a fada madrinha, com seu vestido muito minimalista e discreto com milhares de cristais bordados! E ainda tem um mini túnel onde dá pra entrar pela abóbora gigante e sair na carruagem dourada :-)

cinderella_0095 cinderella_6108

E dá licença que eu agora estou no baile! rs O que mais gostei é que dá pra ver tudo com calma, apesar de ter uma fila gigantesca lá fora só entravam grupos pequenos de umas 15 pessoas por vez. Ninguém fica apressando ninguém, dá pra voltar nas salas anteriores e tirar fotos com calma, ler as plaquinhas explicando os figurinos, falar com os guias pra saber curiosidades…

O rei, o príncipe e demais personagens masculinos estavam por lá, mas todo mundo só tem olhos pros vestidos. Não é pra menos, num baile onde todas mulheres do reino são convidadas porque o príncipe quer escolher alguém pra casar, não é surpresa que seja um desfile de um vestido maravilhoso/bordado/rico atrás do outro.

cinderella_0110cinderella_0126cinderella_0144

O vestido da madrasta bitch é beeem longo e escondia um salto ridiculamente alto – a intenção da figurinista Sandy Powell foi deixar Cate Blanchett parecendo uma gigante (verde de inveja) perto dos outros personagens. Também é interessante ver as princesas de outros reinos e sua cultura representada no figurino, tem a espanhola, chinesa, africana e a japonesa.

cinderellaclothes

Mesmo que a intenção seja prestar atenção aos outros vestidos e personagens, os olhos vão automaticamente pro vestido da Cinderella. Mas como não ficar de boca aberta?! Foram usados quase 5 quilômetros de tecido (!!!), 24 camadas de tule pra dar esse volume e movimento à saia, apliques de borboletas e ainda por cima 10 mil cristais Swarovski bordados no vestido.

cinderella_0151cinderella_0138cinderella_0133cinderella_0134

Apesar de parecer azul, são camadas e mais de camadas em tons de lavanda, verde, lilás e diferentes tons de azul que no final dão esse efeito quase de água em movimento. Cinderella e o príncipe ficavam girando na exposição – não dá pra capturar nas fotos mas a luz vinda do vestido e do cabelo da Ella a cada ângulo diferente era inacreditável! Só brilhava menos que o último item especial da exposição, afinal não existe Cinderella sem o sapato de cristal né? :-)

Ele também foi desenhado pela Sandy Powell, inspirado num modelo do século XIX – a Swarovski fez oito humildes sapatos em cristal puro (que só foram usados pelo time de computação gráfica, divulgação etc, já que é impossível colocar no pé), além de fornecer mais de 1.7 milhões de cristais lapidados para os figurinos, a varinha da fada madrinha e outros detalhes do filme. Isso sem falar no empréstimo de toooodas as jóias e tiaras usadas na cena do baile… A colaboração também rendeu uma coleção de jóias desenhada pela figurinista, que está à venda agora e foi inspirada na Lady Tremaine.

cinderella_0156O sapato de cristal tem 221 facetas e brilha mais que tudo (dá pra ver nesse vídeo que postei)!

Pelo que andei lendo na internet essa exposição já passou por Toronto e Berlin, mas não consegui encontrar em lugar nenhum um calendário pra descobrir a próxima cidade (se é que ela vai pra algum lugar né? Não achei nada a respeito). Estou torcendo pra chegar ao Brasil, quem mora em São Paulo geralmente dá sorte com essas coisas :-)

Mais algumas fotos depois do jump, que eu nunca sei escolher poucas! ahaha

cinderella_6107cinderella_0079cinderella_0091cinderella_6102cinderella_0148cinderella_0101cinderella_0123cinderella_6103

Advertisements

RELATED POSTS