Pueblito Paisa, um típico pueblo colombiano

medellin_pueblitopaisa22

Uma das coisas mais interessantes que fiz quando visitei Medellín, na Colômbia, em janeiro foi visitar o Pueblito Paisa. Essa vilinha antioquenha foi construída em 1978 no centro de Medellín pra oferecer aos visitantes da cidade uma pequena mostra da organização e arquitetura de uma típica vila colombiana. Quem tem mais tempo na cidade pode fazer um passeio bate e volta pra conhecer um dos vários pueblos da região de Antióquia, mas como esse não era o meu caso fiquei feliz de visitar o Pueblito Paisa mesmo que não seja uma vila “de verdade”.

Pueblito Paisa - Um típico pueblo colombiano em Medellin

Pueblito Paisa – Um típico pueblo colombiano em Medellin

O Pueblito fica no alto do morro Nutibara (ou Cerro Nutibara), que fica bem no centro da cidade e oferece uma vista privilegiada do vale de Medellín e das montanhas ao seu redor.

medellin_pueblitopaisa17medellin_pueblitopaisa21

Como uma boa réplica vila antioquenha, tudo gira em torno da praça principal (de pedra e com uma fonte no meio, como tem que ser!). Tem a igrejinha branca, a escola, lojas, a prefeitura, a sala do médico, a barbearia, as casas com portas e janelas coloridas…

medellin_pueblitopaisa8medellin_pueblitopaisa7medellin_pueblitopaisa27

Os turistas podem circular por essas construções e ver como a vida acontece nessa cidade em miniatura, e algumas delas funcionam como cafés e lojinhas de artesanato. É impossível não tirar dezenas de fotos na igreja e na casa principal, que tem um pátio ao redor do qual estão a sala da escola, o consultório do médico e uma típica cozinha colombiana de séculos passados.

medellin_pueblitopaisa12 medellin_pueblitopaisa13

Muitas peças usadas na construção da vila foram na verdade resgatadas de outros pueblos ao redor da cidade, que por um motivo ou outro estavam sendo demolidos ou foram abandonados pelos moradores.

medellin_pueblitopaisa15 medellin_pueblitopais16medellin_pueblitopaisa10A igreja colorida é um amor!

Dá pra chegar no Pueblito Paisa a pé, é só descer na estação de metrô Industriales e preparar as canelas pra subida do morro! Mas o caminho é tão lindo e arborizado que vale a pena – como eu visitei a vila no meu primeiro dia em Medellín e fui assustada pelo taxista ainda não sabia de nada, acabei indo de táxi e perdi o passeio, mas se fosse novamente subiria/desceria a pé. E também ficaria pra ver o pôr-do-sol, imagina que lindo deve ser ver as luzes da cidade acendendo lá de cima?!

medellin_pueblitopaisa29medellin_pueblitopaisa24Um mini museu também fica lá em cima e tem essa maquete gigante do vale de Medellín

E não pense que só quem visita o Pueblito Paisa são os turistas..! Os locais adoram o espaço pela vista que oferece, é uma ótima opção pra escapar da correria da cidade e passar uma horinha em meio à natureza.

medellin_pueblitopaisa26

Com a quantidade enorme de parques, praças e arte pela cidade, não é de se espantar que Medellín tenha sido eleita como uma das melhores cidade do mundo pra se aposentar… Esses colombianos sabem aproveitar a vida, viu? :-)

  • Vai viajar? Reserve seu hotel no Booking.com usando o link ou banner do blog. Além de oferecer segurança, super promoções e a opção de cancelamento gratuito, você ainda me ajuda a manter o Sete Mil Km no ar sem pagar nada por isso. Muito obrigada! :-)
  • Me siga nas redes sociais para acompanhar todas as viagens e dicas em tempo real: InstagramYouTubeSnapchatFacebook e Twitter. Também compartilho muita inspiração de viagens que fiz e quero fazer no Pinterest do blog!
Advertisements

RELATED POSTS