Arte e natureza nas praças de Medellín

Depois de postar sobre o que me levou a Medellín em janeiro, o meu encantamento pela mudança que a cidade tem presenciado nas últimas décadas e algumas dicas mais práticas sobre a cidade, chegou a hora de mostrar meu roteiro turístico pela cidade da eterna primavera. E como não podia deixar de ser, numa cidade com um clima tão delicioso o ano inteiro, uma natureza tão rica e um povo tão simpático, o principal a se fazer quando em Medellín é aproveitar a rua e ver a vida acontecer.

Colômbia - Arte e natureza nas praças de Medellín

Colômbia – Arte e natureza nas praças de Medellín

medellin_plazabotero13

Não é uma cidade para andar rapidamente “ticando” itens de uma lista – é uma cidade cheia de praças, parques e fontes para ser desfrutada sem pressa. Como já disse quando falei sobre a segurança da cidade, no dia em que cheguei em Medellín tinha muitas horas livres e um mapa do centro na mão pronto pra desbravar a cidade. Mas assim que peguei um táxi do hotel para a primeira praça do meu roteiro, o Parque Bolívar, o taxista foi me dizendo que não era prudente andar sozinha “muito cuidado moça, é melhor eu ir levando você de praça em praça” e eu caí bonitinho na conversa dele pra arrancar meus pesos ahaha

No fim das contas o único lugar que parecia ter gente mais “esquisita” realmente era o Parque Bolívar e suas redondezas, mas vai que né? Me senti segura pela cidade quando estava andando com as outras meninas, obviamente tomando os cuidados que turista tem que tomar sempre, não sei como teria sido se tivesse andado pelas ruas (por vezes semi desertas) do centro sozinha.

Parque Bolívar


O Parque Bolívar fica em frente a outro atrativo da cidade, a Catedral Metropolitana de Medellín! O parque está cheio de locais aproveitando a sombra ou jogando xadrez, crianças correndo, jovens tocando violão e turistas se deliciando com as frutas tropicais que os vendedores oferecem por lá. Mas esse clima matinal tranquilo muda quando a tarde vai chegando, o parque aos poucos vai atraindo um público mais duvidoso e é bom evitar.

medellin_parquebolivar6

Alguns eventos especiais acontecem na praça (aliás, ainda não entendi porque alguns espaços públicos de Medellín são chamados de parques e outros de praças quando parecem basicamente a mesma coisa rs): nos três primeiros domingos de cada mês a orquestra sinfônica da Universidade de Antióquia toca pela manhã ao ar livre, e no primeiro sábado do mês a praça abriga o mercado de artesanato San Alejo.

Uma curiosidade é que os terrenos dessa área pertenciam a um cidadão inglês, que queria um quê londrino na cidade e ofereceu suas terras para a construção do parque e das ruas vizinhas em 1844, com a condição do bairro ser batizado “Nova Londres” e o parque “Bolívar”. Acabou que a comunidade aceitou o nome da praça, mas o bairro foi nomeado Villanueva e o inglês ficou sem sua Londres colombiana

medellin_parquebolivar2medellin_parquebolivar9medellin_parquebolivar5Escultura do general Simón Bolívar

Plaza Botero


medellin_plazabotero2

Sem sombra de dúvidas a praça mais famosa de Medellín, a Plaza Botero recebe esse nome por causa das 23 esculturas do pintor e escultor colombiano conhecido mundialmente, Fernando Botero, expostas permanentemente ao ar livre. Apesar do Museu Botero em Bogotá concentrar o maior número de obras do artista, Botero também doou várias peças para o público de sua cidade natal Medellín.

medellin_plazaboteromedellin_plazabotero3medellin_plazabotero24

Todas esculturas são feitas de bronze e tem nomes simples, como “Eva”, “Mão” ou “Cabeça”, e mostram as proporções do estilo inconfundível de Botero. Tudo que o artista faz é, digamos, mais voluptuoso, e ele brinca com as proporções pra ter esse resultado arredondado sensual e até cômico (eu adoro os cavalos! ahah). Gosto muito do estilo diferente dele e foi bem especial poder ver tantas esculturas na cidade que ele nasceu :-)

medellin_plazabotero9medellin_plazabotero6medellin_plazabotero16

Algumas obras já foram expostas em várias cidades do mundo, são avaliadas em milhões de dólares e reza a lenda que passar a mão nas esculturas traz sorte no amor (hã?). Em frente ao Parque das Esculturas também se encontra o Museu de Antióquia, o museu mais importante da cidade que abriga um acervo permanente com mais de 5000 obras, acompanhando toda a história colombiana além de exposições temporárias.

medellin_plazabotero4medellin_plazabotero5medellin_museuantioquia2

Na praça também fica o Palácio da Cultura Rafael Uribe Uribe, esse edifício incrível todo quadriculado de cinza/branco/bege em estilo neogótico! O prédio é aberto ao público e por lá acontecem concertos, exposições e conferências.

medellin_plazabotero7medellin_plazabotero10medellin_plazabotero18

Dá pra ver pela overdose de fotos que a Plaza Botero foi um dos meus lugares favoritos na cidade, ainda bem que depois do taxista truqueiro eu tive a chance de voltar lá com as meninas e passar mais tempo, tirar muitas fotos e descobrir cada cantinho da praça. Só não deu pra visitar o museu porque o tempo de turistar era curto (e fui pra lá a trabalho né, tudo que consegui ver já considero lucro ahah), mas pra quem ama as esculturas de Botero (oi!!!!) dentro do museu tem mais e também muitos quadros gordinhos maravilhosos.

medellin_plazabotero17medellin_plazabotero20

Plaza de Cisneros


Também conhecida por Parque de las Luces (Parque das Luzes), essa praça marca o local de um antigo mercado e abriga 300 bastões iluminados de 24 metros, alem de mais de dois mil refletores e lâmpadas no chão. A praça é uma das iniciativas para popularizar a arquitetura em Medellín e estimular o uso do espaço público, e também tem um bosque de bambu e um exército de pombos que faz plantão por lá rs xD

medellin_plazacisneros2medellin_plazacisneros5 medellin_plazacisneros3

Dos dois lados da praça ficam edifícios importantes para a cidade, a Biblioteca Pública de Medellín que abriga exposições itinerantes e do outro lado a antiga estação de trem, Ferrocarril de Antioquia, projetada pelo engenheiro que hoje dá nome à praça Cisneros.

Parque de los Pies Descalzos


Agora uma ideia impressionantemente simples para uma praça e que representa esse espírito “relaxa e aproveita a vida” da Colômbia: o Parque dos Pés Descalços! Que assim como o nome sugere é uma praça que convida todo mundo a tirar os sapatos e se conectar com a natureza, sentir a textura da areia, o vento no rosto, passear no bosque de bambu, pisar na pedra gelada e molhar os pés no espelho d’água.

medellin_piesdescalzos8medellin_piesdescalzos3

Sensações, texturas, cores, Medellín estimula todos os sentidos e o Pies Descalzos é literalmente um oásis no centro de uma cidade movimentada. Pode parecer uma coisa meio zen-hippie-bicho-grilho mas adorei! ahah E não precisa se preocupar com frescuras, como dá pra ver pela fotos é bem limpo e todo mundo respeita :-)

medellin_piesdescalzosmedellin_piesdescalzos4

O parque fica numa área com vários empresariais ao lado da praça Cisneros e bem perto do centro de convenções Plaza Mayor, onde a Colombiatex acontece. Aliás o circuito Botero/Cisneros/Pies Descalzos é um trajeto muito tranquilo pra fazer andando pela cidade e passa por barraquinhas de frutas, igrejinhas e toda área do comercio mais popular. Recomendo fazer tudo a pé e vivenciar essa parte do centro da cidade!

medellin_piesdescalzos6medellin_piesdescalzos2medellin_piesdescalzos5

E pros amantes de fontes e espelhos d’água, quando o calor aperta pode se jogar sem problema. Em Medellín tudo foi feiro para ser usado, não precisa ter vergonha de molhar as pernas ou até mesmo se jogar dentro (ok, isso eu também não conseguiria ahah), não é proibido, ninguém olha torto e o povo aproveita mesmo.

  • Vai viajar? Reserve seu hotel no Booking.com usando o link ou banner do blog. Além de oferecer segurança, super promoções e a opção de cancelamento gratuito, você ainda me ajuda a manter o Sete Mil Km no ar sem pagar nada por isso. Muito obrigada! :-)
  • Me siga nas redes sociais para acompanhar todas as viagens e dicas em tempo real: InstagramYouTubeSnapchatFacebook e Twitter. Também compartilho muita inspiração de viagens que fiz e quero fazer no Pinterest do blog!
Advertisements

RELATED POSTS