Life Planner, a agenda gourmetizada

Sabe uma pessoa desorganizada que sempre acha que “ano que vem vai ser diferente” só porque comprou uma agenda nova, post-its e caderninhos pra fazer listas? Presente :-) A aposta do ano (que eu espero que finalmente dê jeito na minha bagunça) é mudar da agenda normal pra um planner, também conhecido como agenda-pós-raio-gourmetizador.

Do jeito que eu falo parece que sou a pessoa mais irresponsável e bagunceira do universo né? Ahaha calma, não é bem assim! Meu maior problema é deixar minha organização espalhada em vários lugares: a lista semanal na mesa do trabalho, lembretes no celular, compromissos no calendário e a to-do list na agenda de papel. É coisa demais pra olhar todo dia e muitas “categorias” de to-do lists, acredito que concentrar tudo num lugar só vai ajudar demaaaaaais. E vai me forçar a checar várias vezes ao longo do dia, porque minha vida inteira tá ali sabe?

LifePlanner2LifePlanner4

O fenômeno dos planners não é novo e tem um monte de opções pela internet – até pra quem quer fazer o seu, no Pinterest dá pra baixar vários tipos de páginas e imprimir como você quiser – mas um dos mais conhecidos e que aparentemente começou o movimento é o Life Planner, da designer americana e guru da papelaria Erin Condren.

*** Abre parêntese ***

Fiquei chocada há umas semanas quando vi esse planner lindo da Paperview que a Lu Ferreira postou, todo personalizado e com várias seções diferentes pra registrar e organizar tudo. Só que o tal planner é uma cópia descarada do americano traduzida pro português – com estampas e alguns detalhes diferentes, ok, só que custando 53728x mais (sim, a versão brazuca custa ridículos R$420 – eu não digitei errado, são quatrocentos e vinte reais mesmo!! #paremomundo) Claro que eu também apaixonei pelo planner maravilhoso, mas gente, continua sendo só um caderno né?! Nos comentários várias pessoas também ficaram de queixo caído e acabaram sugerindo outros sites que vendem algo similar, por exemplo a Card Boutique, La Pomme (que inclusive vende a arte do planner completo por R$50, pra quem quer baixar e imprimir) e Evertop. Quando postei uma foto do meu planner no Instagram a Nathalia me disse que também tem pra vender na Donna Dolce, então opção brasileira é o que não falta!

*** Fecha parêntese ***

erincondrenplanner

Sou mão de vaca e fiquei enrolando pra comprar o Life Planner da Erin Condren por causa do frete, mas aí chegou a black friday e não deu pra passar o desconto de 30% :-) Como só os modelos já impressos estavam na promoção não deu pra personalizar, mas no site tem muitas opções de estampa, capas e monogramas na área dos personalizáveis, acho que dá até pra colocar suas imagens. Se no fim de 2016 meu caderno “basiquinho” estiver todo rabiscado e minha vida completamente revolucionada eu invisto num personalizado lindão e com monograma dourado pra 2017. #perua

Minha encomenda chegou em Londres 12 dias depois e fiquei tão surpresa com a atenção aos detalhes que precisava fazer um post mostrando tudo. A começar pelo embrulho na caixa bonita, com plástico bolha protegendo tudo, papel colorido e adesivos de brinde pra comemorar minha primeira compra – se continuarem assim, acho que não vai ser a última. Na primeira foto dá pra ver o que comprei além do planner: cartela de etiquetas coloridas (não precisava, os adesivos na agenda são suficientes!) e um cardápio semanal, com espaço pras refeições do dia na frente e lista do supermercado no verso (amei que ele é de um plástico super resistente, acho que vai durar anos já que é só escrever com marcador e limpar quando a semana terminar).

LifePlanner1

A qualidade do planner em si não me surpreendeu, já esperava uma qualidade excelente: capa de plástico grossa, divisórias com puxadores em plástico pra não rasgar com o uso e um papel grossinho que não transfere. Mas é tão legal ir explorando o caderno e descobrindo o tanto de coisas extras escondidas por ele que acabei ficando boba do mesmo jeito :-)

Tem um bolso plástico pra guardar coisas (que vem recheado de adesivos e cartõezinhos), uma régua destacável, um compartimento aberto pra colocar mais papéis, várias etiquetas adesivas para marcar aniversários, compromissos, consultas médicas etc, páginas em branco/quadriculadas/com linhas para desenhar ou escrever, alguns desenhos para colorir e até um mini caderninho pra levar na bolsa quando não couber o planner.

LifePlanner3LifePlanner5Planejamento semanal, caderninho pra não desgrudar nunca e mais surpresas!

Cada mês tem uma paleta de cor diferente, em cada divisória mensal vem uma frase inspiradora e as capas do planner ainda por cima são destacáveis (!), pra quem enjoa da agenda ao longo do ano. Também vem um suporte adesivo com os “dentinhos” que encaixam no espiral, pra você colar em qualquer coisa que queira presa no planner (eu ia usar pra prender o menu semanal, mas como ele já vem com dentinhos ainda não sei o que vou prender). Fiz esse gif pra mostrar as diferentes seções do planner:

  • No início tem umas páginas decoradas pra colocar seu nome, e aí vem o espaço pra registrar metas anuais e detalhar os passos pra atingi-las;
  • No começo de cada mês tem um calendário geral onde dá pra ir marcando compromissos, a data das férias, aniversários, feriados, consultas médicas ou lembretes importantes antes do mês começar. Depois pode detalhar o que for preciso nas páginas semanais, mas acho essa visão geral importante pra ter uma ideia de como serão os meses seguintes (eu vou usar muito pra simular férias quando estiver pesquisando promoções de passagem!);

erincondrenplanner2

  • Escolhi o layout semanal vertical (também estão disponíveis um layout horizontal e um com marcação diária hora a hora), com três caixinhas que cada pessoa usa como achar melhor. Pode ser manhã/tarde/noite, trabalho/pessoal/rotina de exercícios ou sei lá, filho 1/filho 2/filho 3 – eu vou usar uma pro trabalho, uma pessoal/manutenção da casa e uma pra tarefas online (postar no blog, editar fotos, pesquisar viagem etc.);
  • Quando todos os meses acabam começam as páginas surpresa que já mencionei, com diferentes modelos e estampas, seguidas pelos adesivos, aba pra guardar papéis e o bolso plástico.

LifePlanner6

Tudo colorido e decorado, claro! Ah, achei fofo que em cada semana tem um espaço pra um pensamento positivo, ou pra registrar algo que te fez feliz :-) O planner todo é cheio dessas frases inspiradoras e algumas vezes vai pendendo demais pro autoajuda-girl-power-hakuna-matata-bicho-grilo, mas no geral curti bastante e recomendo 100% o Life Planner pra quem estiver pensando em comprar um organizador desse tipo.

Sei que é caro (principalmente convertendo pra reais + pagando taxa no Brasil), mas pra quem quer investir em algo assim acho que vale a pena comprar o “original”. É só ficar de olho nas promoções, assim como eu peguei um super desconto na black friday devem oferecer algo similar depois do natal. E no fim de 2016 eu conto se ele transformou a minha vida ou não! ahaha Nem precisa dizer que tô num caso de amor com ele né gente..? Acho que nunca estive tão ansiosa pra que o ano novo chegue logo! :-)

Advertisements

RELATED POSTS