Os mercados de natal no South Bank

natalldn_southbank2

Passear pelo South Bank (ou “margem sul”) do rio Tâmisa é um programa obrigatório para quem visita Londres, seja a primeira ou milésima vez. Seguindo a margem do rio dá pra ver diversos ícones da cidade: o Parlamento com o Big Ben, a London Eye, o Southbank Centre, a Catedral de St. Paul’s, o museu de arte moderna Tate Modern, o Shakespeare’s Globe, a Tower Bridge, e mais um monte de pontes, prédios e monumentos – é tanta coisa que precisa virar um post à parte!

Mas se em qualquer época do ano o South Bank já é imperdível, no natal ele consegue ficar ainda mais charmoso! De uns anos pra cá tem aparecido mais mini mercados de natal pela cidade e agora temos várias opções na beira do rio –  e é claro que eu precisava visitar TODOS né? Ahaha foi meio na correria porque como não vou passar o natal em Londres tive poucos dias pra passear pela cidade decorada, mas acho que eles foram bem aproveitados :-)

DSC_0229

Começando pelo mais famoso, o mercado de South Bank propriamente dito! Logo que vim morar aqui ele era mais interessante, as dezenas de barraquinhas ficavam espalhadas ao longo do rio e era lindo ver tudo enfeitado, com o Big Ben logo ali incrementando a paisagem.

IMG_8568

Desde o ano passado as barracas foram concentradas entre a London Eye e o Southbank Centre, e criaram um espaço fechado mais no estilo “festival de verão que acontece em dezembro e tem quentão” do que um mercado de natal propriamente dito.

natalldn_southbank3

Tem uma pracinha de alimentação cheia de food trucks, uma atração que pode ser circo, teatro etc, algumas barraquinhas vendendo artesanato e o Cider Lodge da Rekorderlig, uma cidra sueca que patrocina o evento. O Cider Lodge é a melhor parte, não me julguem ahahah é a minha cidra preferida e adoro que trouxeram essa bebida tão verão pra um evento no inverno – tem inclusive a versão quente, mas eu sempre vou na gelada mesmo e dane-se a gripe xD

natalldn_southbank4

Esse ano confesso que achei o mercado de South Bank meio sem graça, apesar das luzes não tinha muito cara de natal sabe? Ano passado ainda tinha um labirinto de pinheiros muito fofo, mas esse ano ele virou uma pracinha com bancos e fogueiras então acabou que não tem muito o que ver/fazer lá dentro, a não ser comer e beber que convenhamos é a prioridade de todo mundo ahahah.

DSC_0216

Perto do mercado de natal de South Bank também fica um rinque de patinação no gelo, bem em frente à London Eye. Seguindo pela margem do Tâmisa o próximo mercado de natal é o da Tate Modern – se não me engano é o segundo ano em que ele acontece e olha, foi o meu preferido!

DSC_0780DSC_0798

A atmosfera é mais natalina do que nos outros mercados, as barracas de madeira tem enfeites elaborados como nas feiras germânicas, tem um carrossel, chalé pra tomar mulled wine e chocolate quente, a barraca gigante que vende salsichão (ou em bom alemão, bratwurst!) e luzes, muitas luzes!

natalldn_southbank5

Sem contar que nele vi uma variedade bem maior de lojinhas, quem já visitou um mercado de natal vai concordar que eles basicamente vendem a mesma coisa: cadernos e bolsas de couro, produtos de lã, enfeites pra árvore, velas, correntes com luzes e sabonetes artesanais.

DSC_0786DSC_0774

No mercado do Tate Modern encontrei uns vendedores mais alternativos, tinha loja de enfeite vintage, souvenirs personalizados, papelaria, colares boho de penas e até artesanato mexicano (?!)

natalldn_southbank6

Atravessando a Millennium Bridge ainda dá pra ter essa vista linda do mercado com o Tate Modern ao fundo, e do outro lado fica a imponente Catedral de St. Paul’s.

DSC_0845

O último mercado se estende do London Bridge City Pier até a ponte mais famosa de Londres, a Tower Bridge! Na minha opinião a parte mais linda desse mercado fica na Hay’s Galleria, mesmo com o número pequeno de barracas o lugar (que já é maravilhoso) fica ainda mais fotogênico com uma árvore de natal imensa no pátio.

DSC_0862IMG_8793

O London Bridge City Christmas Market se divide em mini mercados pela margem, com barraquinhas vendendo quentão, artesanato, presentes, os tais “clássicos de mercado de natal” que mencionei antes, hot dogs e muitos doces, e vai seguindo até a prefeitura de Londres. Acho que perto da prefeitura está concentrada a maior variedade gastronômica em mercados de natal do mundo ahahah tem comida pra todos os gostos no maior estilo londrino de ser.

natalldn_southbank 7

Não é o mercado mais divertido ou exuberante da cidade mas também vale a visita – e ainda tem um cineminha gratuito onde ficam passando clássicos natalinos e esse presente gigante onde vendem mulled wine, chocolate quente e alguns drinks.

DSC_0914DSC_0905

Agora me diga, passar hoooooras caminhando pelo South Bank em dezembro é ou não é um programa imperdível?! :-)

Advertisements

RELATED POSTS