Mosteiro dos Jerónimos, uma das 7 maravilhas de Portugal

DSC_0177 2

A última atração de Belém que eu quero mostrar foi a minha preferida, aquela que realmente me deixou de queixo caído e onde passamos a maior parte do tempo. Me impressionei tanto com o Mosteiro dos Jerónimos que não resisti à tentação de dedicar um post só pra ele, lotado de fotos!

Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa, uma das 7 maravilhas de Portugal

Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa, uma das 7 maravilhas de Portugal

DSC_0112

A ideia de construir um mosteiro perto do rio Tejo foi do rei D. Manuel I, alguns anos antes do descobrimento do Brasil. No local já havia uma igreja dedicada à Santa Maria de Belém, que por estar tão perto do lugar de onde as embarcações partiam era a igreja oficial dos navegantes, onde os monges ouviam as suas confissões e prestavam esse apoio antes das viagens além-mar (imagina o medo que devia dar embarcar numa expedição dessas sem saber se voltaria pra casa!)… Em 1501 as construções começaram e o rei escolheu os monges da Ordem de São Jerónimo para ocupar o mosteiro.

DSC_0110

De longe não dá pra ter noção de como o Mosteiro dos Jerónimos é imponente. Os detalhes das paredes esculpidos no calcário de lioz só são percebidos quando chegamos mais perto, e aí não tem como não abrir a boca de surpresa com o nível de ornamentação desse complexo. A chamada arquitetura manuelina que foi utilizada em tantos edifícios portugueses tem seu ápice no mosteiro, onde foram usados muitos elementos do período gótico e do renascimento, misturados com motivos marítimos, criaturas folclóricas, plantas, anjos, personagens históricos, símbolos militares nacionais, frutos e tudo a que se tem direito!

É um projeto tão grandioso e rico em detalhes que o rei precisou destinar boa parte da chamada “vintena da pimenta” (5% de tudo que fosse comercializado com a África e o Oriente) para a construção do mosteiro, que mesmo assim levou quase cem anos e passou pelas mãos de muitos mestres de obras para ficar pronto. Não é à toa que o Mosteiro dos Jerónimos é considerado a maior jóia da arquitetura manuelina!

DSC_0264DSC_0061DSC_0071

A entrada no mosteiro custa 10 euros (ou 12 euros com o ingresso para a Torre de Belém) e começamos a visita pelo claustro, o local onde os monges moravam, rezavam e faziam seus estudos. Assim como os monges da antiga igrejinha, os monges do mosteiro tinham como função prestar assistência a todos os navegadores que visitavam o local antes de partir em suas expedições, além de rezar pela alma do rei.

Belem1DSC_0058

É nesse espaço sereno ao redor de um jardim que se encontram os doze confessionários, salões, o refeitório, a antiga biblioteca e o acesso à igreja. Meu lugar preferido foi sem sombra de dúvida o exterior do claustro, perdi a conta de quantas voltas dei por aqueles corredores observando cada detalhe e admirando a arquitetura do mosteiro.

DSC_0065DSC_0062IMG_8100DSC_0060

O mosteiro foi o lar dos monges da Ordem de São Jerónimo até 1833, e depois disso foi usado como escola, museu e orfanato. Mas além da arquitetura maravilhosa e dos séculos de história, o mosteiro também abriga outras surpresas como os túmulos de grandes nomes portugueses como Fernando Pessoa, Vasco da Gama e Camões.

DSC_0070

Com tanta beleza e uma história tão rica, não é de surpreender que o mosteiro tenha acumulado títulos ao longos dos anos. Em 1907 ele foi declarado Monumento Nacional Português, em 1983 entrou pra lista do Patrimônio Mundial da UNESCO e em 2007 foi eleito pela população uma das Sete Maravilhas de Portugal (a Torre de Belém também está na lista!)

DSC_0279DSC_0050DSC_0064

Terminamos nossa visita passeando pelo segundo andar da igreja, de onde dá pra ter uma vista maravilhosa da nave que até hoje é aberta ao público e usada para missas. Inclusive é uma opção para quem não quiser pagar o ingresso do mosteiro, mas eu não recomendo de jeito nenhum visitar somente o interior da igreja – ir a Belém e não conhecer o resto do mosteiro seria como ir a Londres e não ver o Big Ben.

DSC_0087Belem2

Mas voltando… Essa “varanda” no segundo andar é chamada de coro-alto e o espaço era destinado à outras atividades dos monges, como cânticos, orações e alguns serviços religiosos. Nas paredes estão pinturas, bancos incrivelmente detalhados com desenhos esculpidos na madeira, e também dá pra ver mais de perto os belíssimos vitrais da nave da igreja.

DSC_0077

A Igreja de Santa Maria de Belém consegue ser tão ornamentada quanto o mosteiro, e as colunas de calcário branco totalmente esculpidas foram o que mais me chamaram a atenção. Junte a elas o teto abobadado todo trabalhado, levemente iluminado pela luz fraquinha que os vitrais deixam passar, o altar cheio de pinturas lá no fundo e o resultado é uma imagem de tirar o fôlego.

DSC_0086DSC_0059DSC_0103

Todas viagens deixam boas lembranças e todas cidades tem algo de especial, mas o Mosteiro dos Jerónimos entrou pra aquele rol seleto de lugares em que eu voltaria mil vezes! Impossível enjoar desse visual né gente?! :-)

SaveSave

  • Vai viajar? Reserve seu hotel no Booking.com usando o link ou banner do blog. Além de oferecer segurança, super promoções e a opção de cancelamento gratuito, você ainda me ajuda a manter o Sete Mil Km no ar sem pagar nada por isso. Muito obrigada! :-)
  • Me siga nas redes sociais para acompanhar todas as viagens e dicas em tempo real: InstagramYouTubeSnapchatFacebook e Twitter. Também compartilho muita inspiração de viagens que fiz e quero fazer no Pinterest do blog!
Advertisements

RELATED POSTS