Wahaca: meu mexicano favorito em Londres

Eu tive que usar o campo de busca do blog algumas vezes pra confirmar que não, ainda não tinha falado sobre o Wahaca aqui. Mas não sei como isso aconteceu, ano passado a gente passou por uma fase em que toda vez que queríamos comer algo legal e não tínhamos paciência de pensar, acabávamos no Wahaca ahaha Engraçado como mesmo num lugar com infinitas opções como Londres todo mundo se acomoda né?!

IMG_0918IMG_2275

Mas então, o Wahaca na verdade é uma rede de restaurantes mexicanos que está espalhada pela cidade inteira, se não me engano são uns 18 endereços. Já conhecemos alguns mas geralmente vamos no de Southbank por motivo de: o restaurante fica dentro de um complexo de containers reciclados! Como não amar as loucurinhas hipster de Londres?! :-)

IMG_5476Na filial de Southbank também tem um food truck no calçadão às margens do Tâmisa!

É o tipo de restaurante sem frescura: não fazem reservas, não tem que se arrumar, todo mundo divide os pratinhos, a comida é boa, a bebida é farta e o preço é justo (pros padrões centro de Londres). É tão sem frescura que eu nunca levo a câmera então só tenho essas fotos escuras do celular..

A gente conheceu a rede há anos por recomendação de um colega de trabalho de Nic, que é mexicano e na época disse que a comida de lá era a mais autêntica que ele já tinha provado em Londres. Hoje em dia não é bem assim, a culinária mexicana teve um boom gigante por aqui (ano passado parece que a cada semana abria um restaurante/food truck/pop-up shop servindo burritos) e com certeza existem outras opções super autênticas e até mais baratas pela cidade.

wahaca2Diferentes ocasiões, cortes de cabelo e níveis de barba. Até procurar fotos pra ilustrar esse post não sabia que a gente tinha ido tantas vezes ao Wahaca xD

Mas gosto do Wahaca porque eles sempre estão reinventando o cardápio, e além disso o restaurante funciona no esquema tapas: não precisa se comprometer escolhendo um prato, dá pra provar um monte de mini porções e sabores diferentes. Principalmente na filial de Southbank, que funciona como um laboratório onde os novos pratos desenvolvidos pelos chefs são testados todo mês (tipo os gafanhotos com molho de queijo que Nic comeu ano passado, não foi surpresa nenhuma não ter sido escolhido pro cardápio definitivo né gente ahaha)!

E também porque, claro, quando encasqueto com uma coisa eu não quero “sair pra comer comida mexicana”, quero aquele taco específico acompanhado por aquele drink, sabe? Sendo uma creature of habit desse jeito não é de se espantar que mesmo Londres estando abarrotada de restaurantes mexicanos eu acabe sempre indo no Wahaca :-)

IMG_5296wahaca

E os pratos escolhidos que eu provei uma vez e agora não consigo não pedir são… Entrada: frijoles com tortilla chips + mojito de hibiscus. Se eu for no Wahaca tarde da noite e não tiver mais frijoles minha vida não está completa – sou alucinada por essa maçaroca de feijão preto entradinha num nível que nem Freud explica (a guacamole também é ótima, mas nada se compara aos frijoles). E mojito de hibiscus, sempre!!! (Conforme a noite rola substituo pela hibiscus agua fresca porque sou fraca pra álcool #fuenz)

Prato principal: pedimos vários mas SEMPRE incluímos os mini tacos de filé grelhado com guacamole e crosta de queijo e acabamos disputando o terceiro a tapas. Pra sobremesa tem um segredinho de insider: vá de churros, peça pra substituir a calda de chocolate pela de caramelo (me acho ninja toda vez que peço algo que não está no cardápio #maturidade) e coma chorando de gratidão pela invenção do açúcar.

IMG_3004Voltarei em breve, contêiner!

Wahaca Southbank Experiment
Queen Elizabeth Hall, Southbank Centre
Belvedere Road
SE1 8XX

RELATED POSTS