Methodist Central Hall, a melhor vista de Londres!

Depois de falar do Lambeth Palace, da Queen’s Chapel e Marlborough House, chegou a hora de mostrar a pérola do nosso final de semana dedicado ao Open House no ano passado. Não que as outras atrações sejam sem graça, mas como comparar qualquer uma delas com essa vista deslumbrante do alto do Methodist Central Hall?!

Methodist Central Hall - A melhor vista de Londres do alto

Methodist Central Hall – A melhor vista de Londres do alto

IMG_1153

O Methodist Central Hall fica nos arredores da Parliament Square (ou em bom português ‘Praça do Parlamento’) bem no centro de Londres e passa despercebido por causa dos seus vizinhos ilustres. E também pudera, não é toda praça que concentra um palácio cartão-postal da cidade (com sua respectiva torre e o Big Ben badalando pros turistas), uma abadia maravilhosa como a Westminster Abbey, a Suprema Corte e mais tantos outros edifícios belíssimos ao redor.

DSC_0876

Mas o Methodist Central Hall oferece uma coisa que nenhum desses outros pontos turísticos oferece: a vista de todos eles reunidos! Porque por mais que a vista do alto da London Eye seja incrível (eu não acredito que ainda não postei sobre rs) e de lá dê pra ver bem mais longe, a própria roda gigante é um símbolo londrino tão clássico que não merece ficar de fora da foto… Só que vamos por partes porque a vista é a última parte do tour! :-)

Como o nome bem diz, o Methodist Central Hall é uma igreja metodista e até uns anos atrás o prédio também abrigava a sede da igreja metodista britânica. Então pra quem se interessa por religiões diferentes eles tem um acervo de livros, documentos etc contando a história da igreja – uma curiosidade que achei muito interessante é que foi feita uma campanha em 1898 pra arrecadar 1 milhão de guinéus (antiga moeda britânica) e construir o prédio. Mas independentemente da sua condição financeira, cada fiel só podia doar no máximo 1 guinéu! Por causa disso o valor foi alcançado somente em 1904 e o Methodist Central Hall ficou pronto em 1912.

DSC_0759 DSC_0755Registros com os nomes de todo mundo que doou pra construção do MCH

Mas muito mais que apenas um templo, o edifício foi construído com o propósito de ser um ponto de encontro pra todas raças e credos, além de abrigar conferências sobre educação, filosofia, filantropia e assuntos sociais, e por isso também é conhecido como Central Hall Westminster. Até hoje o Central Hall também é usado com esse propósito e volta e meia tem conferências por lá – dentre algumas das figuras ilustres que já discursaram no local estão Gandhi, Mandela, Martin Luther King Jr e Winston Churchill, além de também ter abrigado encontros das Suffragettes na campanha para garantir às mulheres o direito ao voto.

O Methodist Central Hall também foi palco da primeira assembléia geral da recém formada ONU, em 1946, e protegeu cerca de duas mil pessoas todas as noites no seu abrigo anti-bombas durante a Segunda Guerra Mundial. Dá pra ver que história é o que não falta no Central Hall… Ou acontecimentos inusitados, já que foi de lá que roubaram a taça da Copa do Mundo (!!!) antes do campeonato de 1966 na Inglaterra.

DSC_0764O órgão impressionante do Great Hall, cujo teto abobadado e sem colunas é um dos maiores do mundo

Mas dava pra ver a euforia dos visitantes e como ninguém estava prestando taaaanta atenção assim ao interior do edifício… Todo mundo só queria saber é de chegar logo na varanda pra ver Londres do alto!

DSC_0772DSC_0792Por coincidência esbarrei com a Ana Freccia na varanda e ela tirou essa foto nossa! <3

E lá fomos nós pro primeiro nível, a varanda que fica mais ou menos no meio do prédio e de onde já dá pra ver algumas coisas. Principalmente esse ângulo maravilhoso da Westminster Abbey, que fica ainda mais imponente e bela quando não precisamos ficar contorcendo o pescoço pra ver a fachada inteira :-)

DSC_0786

Também dá pra ver o movimento da Victoria Street, a rua que começa ali na abadia e vai até a estação de Victoria, uma ponta da London Eye e da torre do relógio. Mas como quanto mais alto, melhor, até essa vista linda fica em segundo plano e todo mundo quer é chegar no segundo nível!

DSC_0779DSC_0777

Pra última parte da visita só dá pra ir com hora marcada (que eles agendam assim que você chega no prédio, basta dizer o número de pessoas que a recepção te diz o próximo horário disponível), por causa do limite de pessoas/peso. Fomos instruídos a ficar em fila indiana contornando a parede, aguardar nossa vez e cada pessoa só podia pisar na escada quando a anterior saísse completamente dela.

Por conta desse percurso meio “perigoso” e essa escadinha vertiginosa (vai dando um pânico subir nessa mini escada engradada e olha que nem tenho claustrofobia!) a subida nesse segundo nível só é permitida a maiores de idade.

DSC_0805

Quando chegou nossa vez passamos pela escada from hell e chegamos na plataforma, e aí ganhamos de presente somente isso: a MELHOR vista de Londres!

DSC_0816DSC_0831

Parlamento logo em frente, London Eye nas margens do Tâmisa, o Shard lá atrás, a Westminster Abbey à nossa direita e o mundo de árvores do St James’s Park/Green Park ali do ladinho. As chaminés de Battersea, a BT Tower, velha conhecida de quem mora aqui, empresariais da City (quem consegue ver o walkie-talkie?) e o paredão de prédios de vidro de Canary Wharf.

DSC_0853DSC_0857

Os guindastes por toda parte (Londres é um canteiro de obras a céu aberto), bandeiras e detalhes que só dá pra perceber lá do alto, longe do burburinho da cidade e com tempo de sobra pra observar atentamente tudo a nossa volta. Afinal de contas a posição é privilegiada, e essa segunda plataforma fica nada mais nada menos que no topo da cúpula da igreja!

DSC_0867DSC_0812

Isso sem contar todo o “resto” da cidade: casas, quarteirões arborizados, avenidas com lojas e pracinhas espalhadas pelos bairros até onde a vista alcança… Muito mais do que atrações turísticas, de lá dá pra sentir como Londres funciona, sabe? Entender onde os bairros ficam em relação aos outros, se perder com as curvas do rio e ficar boquiaberto com a beleza dos prédios normais.

DSC_0796

É um passeio que definitivamente recomendo a todo mundo que vier a Londres! Depois de visitar o Central Hall durante o London Open House eu fiquei sabendo que na verdade dá pra visitar a igreja todo dia (e não sei COMO esse lugar não é cheio de turistas!). Só é aconselhável checar se não tem nenhum evento acontecendo por lá, dá pra entrar em contato pelo site e além de tudo o tour é gratuito.

DSC_0871Os fotógrafos vão à loucura.. E eu já quero voltar num dia de céu azul!

Methodist Central Hall / Central Hall Westminster
Storey’s Gate
SW1H 9NH

  • Vai viajar? Reserve seu hotel no Booking.com usando o link ou banner do blog. Além de oferecer segurança, super promoções e a opção de cancelamento gratuito, você ainda me ajuda a manter o Sete Mil Km no ar sem pagar nada por isso. Muito obrigada! :-)
  • Me siga nas redes sociais para acompanhar todas as viagens e dicas em tempo real: InstagramYouTubeSnapchatFacebook e Twitter. Também compartilho muita inspiração de viagens que fiz e quero fazer no Pinterest do blog!
Advertisements

RELATED POSTS