Um dia em Canterbury

Clique para salvar o post no Pinterest!

A cidade inglesa de Canterbury (em português Cantuária) é um desses lugares que você com certeza já ouviu falar mesmo sem nem perceber. Principalmente porque a cidade é a sede da igreja anglicana e dá nome ao líder da organização, o Arcebispo da Cantuária (que na verdade passa a maior parte do tempo em Londres e mora no Palácio de Lambeth), que de vez em quando aparece nas notícias em épocas importantes como coroações dos monarcas britânicos, casamentos reais etc.

Mas a charmosa Canterbury tem muito a oferecer mesmo se você não estiver interessado em tradições religiosas – a cidade histórica, localizada ao sudeste de Londres, é uma das mais visitadas da Inglaterra e num sábado de outubro eu, a Helo, a Lili e a Karine fomos até lá descobrir o motivo. Essa foi a segunda edição do nosso projeto #OffTo, que divulga passeios bate-e-volta a partir de Londres, e dá pra ver todas as fotos que postamos na hashtag #OffToCanterbury!

Saímos da estação de St. Pancras, e depois de pouco mais de 1h no trem colocando o papo em dia chegamos em Canterbury acompanhadas de um tempo lindo: sol, céu azul e um calor bem raro se você considerar que já estávamos no meio de outubro…

Um dia em CanterburyUm dia em Canterburyimg_4062Um dia em CanterburyUm dia em Canterbury

Já começamos o dia tickando da lista a maior atração da cidade, a monumental Catedral de Canterbury, e recebemos do Visit Kent um tour detalhadíssimo com um guia que conhecia a história por trás de cada cantinho da catedral. “Pena” que ainda tinha todo o resto da cidade para desbravar, eu passaria facilmente um dia inteiro ouvindo sobre a catedral e todas as reviravoltas desde a sua fundação no ano 597!

Um dia em Canterburydsc_0108

Além de sede mundial da igreja anglicana, a catedral integra a lista de Patrimônio Mundial da UNESCO, passou por inúmeras alterações ao longo dos anos e por causa disso carrega a estética de diferentes períodos.

Um dia em CanterburyAs mais novas adições à fachada da catedral são as esculturas da Rainha Elizabeth II e Prince Philip, inauguradas em 2015

Uma dessas grandes reformas ocorreu depois de um incêndio no século XII, quando a catedral foi reconstruída em estilo gótico (foi a primeira construção em estilo gótico no país!), e posteriormente ampliada para abrigar o relicário do arcebispo Thomas Becket, assassinado em 1170 dentro de sua própria catedral. A Karine contou a história de Thomas (que virou santo e até hoje atrai fiéis até a catedral) no post dela sobre a cidade – ficamos impressionadas como uma aparente falha de comunicação foi responsável por um dos incidentes mais dramáticos na história da igreja anglicana!

Um dia em CanterburyUm dia em CanterburyUm dia em CanterburyBell Harry Tower, o campanário da Catedral de Canterbury, e seus leques belíssimos

Nosso tour também passou pelo claustro e pudemos ver algumas salas onde os monges trabalhavam, detalhes escondidos nas paredes que só os guias percebem (idade mental: eu ri da sereia com mamilos de ouro) e ouvir algumas curiosidades sobre a vida no mosteiro. Um exemplo só pra atiçar a curiosidade e inspirar todo mundo a fazer um tour: sabia que por conta da autossuficiência do mosteiro, onde eles produziam a própria comida e bebida, os monges de Canterbury puderam se isolar do resto da cidade e escaparam ilesos da epidemia de peste negra que assolou o país?!

Um dia em CanterburyUm dia em Canterbury

Outros detalhes do interior da catedral que chamaram a minha atenção: o teto da Bell Harry Tower, a torre do campanário com sua abóbada em leque; os vitrais do século XII contrastando com esses vitrais instalados após a Segunda Guerra Mundial que parecem saídos de um filme de princesas da Disney, e a escultura que inspirou J.K. Rowling a criar o pomo de ouro!

Um dia em Canterbury Um dia em CanterburyUm dia em CanterburyOs vitrais de Ervin Bossanyi inaugurados em 1956 escondem referências à Segunda Guerra

(Um parêntese pra dizer que não, o artista que fez os vitrais não se inspirou na Disney… Acredita-se que aconteceu exatamente o contrário! Nosso guia nos contou que alguns estudantes húngaros que trabalharam com Ervin anos atrás assimilaram o seu estilo, e quando emigraram pros Estados Unidos fugindo da guerra foram trabalhar como ilustradores nos estúdios da Disney.)

Um dia em CanterburyA catedral de Canterbury abriga uma das maiores coleções de vitrais medievais na Inglaterra – são mais de 1200m² de obras de arte!

Uma outra curiosidade moderna é que Rowling queria usar a catedral como cenário para gravar as cenas de Hogwarts no primeiro filme de Harry Potter, mas os líderes da igreja na época recusaram por causa do conteúdo pagão da história e a catedral de Gloucester acabou sendo usada em seu lugar. Dezesseis anos depois duas coisas estão acontecendo: 1) a Catedral de Canterbury tenta arrecadar dezenas de milhões de libras para manter-se aberta e reparar os danos causados pelo tempo, e 2) tudo que envolve Harry Potter faz suce$$o garantido. Tem gente por aí morrendo de arrependimento pensando nos milhões de fãs que visitariam a catedral se ela tivesse aparecido na série, sim ou claro?

Um dia em CanterburyUm dia em CanterburyUm dia em Canterbury

A catedral pode até não fazer parte dos cenários de Harry Potter, mas se você também é fã com certeza vai se sentir dentro dos filmes passeando por uma Hogwarts à meia luz. E se você não é fã comece a ler o primeiro livro agora vá assim mesmo, sou suspeita pra falar porque amo visitar igrejas assim tão grandiosas, mas é um passeio imperdível em Canterbury! A entrada na catedral custa £12 (incluindo visitas ilimitadas durante um ano, como acontece em várias atrações aqui na Inglaterra) e o tour custa mais £5 por pessoa/£10 por família.

Um dia em Canterbury

Como quase todas cidades históricas, Canterbury se desenvolveu ao longo de um rio, no caso o Rio Stour. E foi lá que nosso passeio continuou, num tour de 30 minutos pelo rio para aproveitar o sol que tinha resolvido aparecer de novo (fez um tempo louco no dia em que fomos à cidade, depois daquele sol incrível assim que chegamos nós passamos frio, levamos chuva, mais sol, mais chuva, não passava 1h sem o tempo mudar…)

Um dia em CanterburyUm dia em Canterburydsc_0317

O barquinho leva umas 10 pessoas e enquanto rema o guia vai contando mais sobre a história da cidade e personalidades que viveram por lá. O passeio custa £9.50 e dá pra comprar o bilhete na hora mesmo, o grupo Canterbury Historic River Tours fica ao lado da ponte bem na High Street (rua principal) da cidade.

Um dia em CanterburyUm dia em CanterburyBônus: início do outono dando um show de cores nas margens do rio!

E o resto do sábado foi dedicado a algo que eu amo fazer: andar meio sem rumo tirando fotos de tudo e ver quais surpresas acho pelo caminho :-)

Um dia em Canterbury

O centrinho da cidade é uma fofura – já disse que amo essa mistura de estilos arquitetônicos, né? Ainda mais aqui na Europa, onde costuma-se preservar as fachadas mesmo que o interior do prédio seja todo moderno. Adoro entrar numa loja ou café e imaginar o que acontecia ali há centenas de anos, se era uma biblioteca, um hospital, a casa de um nobre da região, uma capela…

Um dia em CanterburyUm dia em CanterburyUm dia em CanterburyUm dia em CanterburyUm dia em Canterbury

Nessas andanças nos deparamos com várias ruas fotogênicas, pontes, casas que parecem saídas de um filme e mais dois lugares que valem muito a visita. O primeiro é a Canterbury Pottery, uma loja/ateliê de cerâmica (a Helo ama esse tipo de artesanato e pirou lá dentro, tem mais fotos no post dela no Aprendiz de Viajante), e o Marlowe Theatre, de onde dá pra ver a cidade do alto.

Um dia em CanterburyUm dia em CanterburyO almoço foi nesse café/bar/restaurante super charmoso!

Pra fechar o dia (e fugir mais uma vez da chuva sorrateira ahaha), pausa pra um chá da tarde com scones! Fomos no Tiny Tim’s Tearoom, a casa de chá mais tradicional da cidade e que serve um clássico Afternoon Tea o dia inteiro (custa £18.50 por pessoa), mas ok, vou confessar que aproveitei pra beber a última Pimm’s do ano ;)

Um dia em Canterbury

Outras atrações de Canterbury incluem o museu romano Canterbury Roman Museum, St Martin’s Church ou Igreja de São Martinho (a mais antiga da Inglaterra!), as ruínas da Abadia de Santo Agostinho ou St Augustine’s Abbey e o Canterbury Tales, um museu dedicado ao livro homônimo do poeta Geoffrey Chaucer, considerado o pai da literatura inglesa. Ou seja, pra quem puder passar mais de um dia na cidade eu recomendo estender o passeio, com tanta coisa pra ver em Canterbury você com certeza não vai querer ir embora!

Obrigada ao Visit Kent por nos ceder ingressos para o tour pela catedral e passeio de barco. Clique para ver as fotos que postamos em tempo real na hashtag #OffToCanterbury e os relatos das minhas companheiras de projeto HeloKarine.

  • Vai viajar? Reserve seu hotel no Booking.com usando o link ou banner do blog. Além de oferecer segurança, super promoções e a opção de cancelamento gratuito, você ainda me ajuda a manter o Sete Mil Km no ar sem pagar nada por isso. Muito obrigada! :-)
  • Me siga nas redes sociais para acompanhar todas as viagens e dicas em tempo real: InstagramYouTubeSnapchatFacebook e Twitter. Também compartilho muita inspiração de viagens que fiz e quero fazer no Pinterest do blog!
Advertisements

RELATED POSTS