Primeiras impressões do Rio 2016

Estar no Brasil para assistir às olimpíadas era um plano nosso desde 2014, quando fomos ao Rio durante a final da Copa do Mundo. Quem acompanha o blog há mais tempo vai lembrar que nos arrependemos amargamente de não ter feito planos para ir à copa, a energia dos eventos pela TV estava tão incrível que fizemos a loucura de ir passar apenas um final de semana prolongado no Rio. Apesar de corrido foi maravilhoso, uma energia surreal e uma das melhores experiências da minha vida, então ali mesmo decidimos que visitar o Rio em 2016 (dessa vez com ingressos em mãos) era nossa prioridade.

Nos programamos, juntamos dinheiro, acompanhamos o preço das passagens por meses e tentamos nossa sorte no sorteio dos ingressos tanto no Brasil quanto pelo site europeu, e 9 de agosto embarcamos rumo à Cidade Maravilhosa. Sim, como dá pra ver na foto Nic se empolgou levemente com o número de ingressos, gastamos mais do que eu gostaria toda vez que me perguntavam o que a gente ia assistir eu me complicava pra lembrar de tudo ahaha (que #firstworldproblems péssimo!)

Olimpíadas Rio 2016OlimpiadasRio_15

Ao todo foram 7 eventos em quatro espaços diferentes: dois dias de vôlei de praia na arena em Copacabana, tênis de mesa no Riocentro, natação e basquete no Parque Olímpico e dois dias de atletismo no Estádio Olímpico (Engenhão).

O plano inicial era passar 8 dias e ter tempo de aproveitar a cidade além do Rio 2016, mas como quando decidimos casar as passagens pro Rio já estavam compradas, não ia sobrar tempo/dinheiro para voltar ao Brasil novamente antes do casamento… Então aproveitamos a viagem para passar em Recife e fazer uma maratona de reuniões com fornecedores – acabou que nosso tempo no Rio foi MUITO corrido, mas se só tinha como ser assim não sou eu quem vai reclamar né? Sou do time “viagem com perrengue é melhor do que ficar em casa” :-)

Olimpíadas Rio 2016

Chegamos no Rio quarta pela manhã (olha que amor esse carimbo especial no passaporte!), só fiz tomar banho e deixar as malas no apartamento e já saímos para bater perna. Fomos almoçar e fugir da chuva no Botafogo Praia Shopping, o tempo estava tão horroroso que mal deu pra ver o Pão de Açúcar mas a comida do Botequim Informal valeu a visita.

A gente tinha ouvido falar que o Parque Olímpico era muito longe do centro, as filas para entrar eram gigantescas, a comida estava faltando, um drama tão grande que resolvemos ir com umas 3h de antecedência levando petiscos suficientes para sobreviver a um apocalipse zumbi. Resultado: chegamos lá e praticamente só tinha a gente no Riocentro! ahaha

Olimpíadas Rio 2016OlimpiadasRio_6

Mas de cara já ficamos impressionados com a eficiência do transporte: filas organizadas, sinalização pelo caminho, voluntários dando informações, um ônibus chegando assim que o outro saía, muitas placas indicando como chegar em todos locais de competição… Ir e voltar dos jogos levava tempo por causa da distância (geralmente a gente levava mais de 1h saindo de Copacabana), mas não tem como não parabenizar o transporte público da cidade e sentir aquele orgulho gigante de ver tudo funcionando como reloginho!

Acabamos pegando um Uber pro aeroporto na hora de ir embora por causa do horário, mas todo o resto fizemos de ônibus BRT, metrô e VLT (veículo leve sobre trilhos). Quando eu estava pesquisando como chegar nos estádios levei um susto com o tanto de baldeações, metrôs, ônibus, trens e afins, mas na prática foi bem mais fácil do que parecia. Nossos trajetos foram basicamente esses:

1. VLT do aeroporto Santos Dumont até a Cinelândia + metrô para Cardeal Arcoverde, onde ficava nosso apartamento (ficamos no mesmo lugar que em 2014 e amamos novamente!)
  2. Metrô de Copacabana até o fim da linha + metrô linha 4 (exclusiva para quem tinha ingresso e o RioCard) + BRT expresso até o Parque Olímpico ou Riocentro
  3. Metrô até a Central do Brasil + trem expresso até o Estádio Olímpico

Olimpíadas Rio 2016Olimpíadas Rio 2016

Durante os jogos a cidade disponibilizou três tipos especiais do RioCard – 1 dia (R$25), 3 dias (R$70) e 7 dias (R$160) – e todos davam direito a viagens ilimitadas em toda rede de transporte da cidade. Compramos os primeiros no aeroporto mesmo e depois com os vendedores oficiais que ficavam nas zonas mais turísticas ou dentro do metrô (o único problema é que às vezes não aceitavam cartões, então é bom andar com dinheiro).

E ah, vimos várias pessoas reclamando que foram de táxi e pegaram trânsito, tiveram que andar demais por causa das ruas bloqueadas etc etc: desculpa, mas ir a um evento desse porte e achar que o táxi vai parar na porta é muita burrice ingenuidade. Se a gente que chegava pelo transporte público já tinha que andar bastante (principalmente do terminal do BRT até a entrada do Parque Olímpico na Barra), não quero nem imaginar quem inventava de ir de táxi! ahaha Não vale a pena meeeeesmo, RioCard forever!

Olimpíadas Rio 2016

Nosso primeiro evento foi tênis de mesa, assistimos à disputa do bronze e à final feminina e de cara já deu pra ver como os atletas só podem ser seres vindos de outro planeta. Em alguns momentos mal dava pra ver a bola e acompanhar o que elas estavam fazendo, a platéia praticamente parava de respirar entre um ponto e outro.

Olimpíadas Rio 2016OlimpiadasRio_8

Na disputa do bronze assistimos Kim Song I (Coréia do Norte) ganhar de Ai Fukuhara (Japão), mesmo com toda torcida contra… Em seguida veio o confronto pela medalha de ouro, que de todo jeito iria para a China: Ding Ning ganhou da também chinesa Li Xiaoxia e foi tão lindo ver o grito emocionado da atleta quando o jogo acabou!

Olimpíadas Rio 2016Olimpíadas Rio 2016

Logo depois começou a cerimônia de medalhas e é muito louco imaginar o que a campeã deveria estar sentindo quando todo mundo fez silêncio, o hino da China começou a tocar e todos aplaudiram de pé. Assistir a qualquer final, mesmo que não tenha nada a ver com o Brasil é emocionante, vai ser uma frase recorrente nos posts sobre as Olimpíadas mas SE PUDER IR, VÁ!

Olimpíadas Rio 2016

Para assistir qualquer esporte, em qualquer país (mas de preferência no Rio, ainda tem muitos ingressos para as Paralimpíadas), apenas vá! :-) E quando for, não esqueça de avisar à sua melhor amiga onde você estará e em qual horário – é sempre bom ter alguém de plantão pra esses momentos de “mãe, tô na TV!” ahahah brigada Rafa!

OlimpiadasRio_10

Terminamos o dia ridiculamente felizes (dá pra ver que eu tô atacada no vídeo ahaha) e já ansiosos pros outros eventos. Mas vou ser sincera, bem que a câmera podia ter nos mostrado quando eu NÃO estava postando no Instagram e Nic mexendo na bolsa né minha gente?! xD

• Vai viajar? Reserve seu hotel no Booking.com usando o link ou banner do blog. Além de oferecer segurança, super promoções e a opção de cancelamento gratuito, você ainda me ajuda a manter o Sete Mil Km no ar sem pagar nada por isso. Muito obrigada! :-)
  • Me siga nas redes sociais para acompanhar todas as viagens e dicas em tempo real: InstagramYouTubeSnapchatFacebook e Twitter. Também compartilho muita inspiração de viagens que fiz e quero fazer no Pinterest do blog!