Visitando o Palácio de Buckingham

Quando eu realizei o sonho de visitar Londres em 2011, uma das coisas que eu mais queria fazer era visitar o Palácio de Buckingham. Por sorte minha viagem coincidiu com a abertura anual do palácio durante o verão, e no último sábado de julho eu tive a chance de conhecer os salões deslumbrantes onde acontecem os jantares de gala, bailes e eventos de estado. Depois de quase 5 anos morando em Londres, mês passado finalmente repeti o passeio e voltei ao palácio levando Nic :-)

O Buckingham Palace é a residência oficial (e local de trabalho) da rainha da Inglaterra, assim como de alguns outros membros da família real e funcionários que trabalham no palácio. É lá que a Rainha Elizabeth II faz reuniões com o primeiro ministro, recebe chefes de estado e convidados oficiais, além de oferecer banquetes e festas de gala. São justamente essas salas usadas para recepcionar convidados, os Salões de Estado ou State Rooms, que nós podemos visitar durante o verão.

 

Londres - Buckingham Palace, Palácio de Buckingham

Royal Standard hasteada no Palácio de Buckingham significa que a rainha está em casa!

Sabe como descobrir se a rainha está no palácio? Basta olhar pra bandeira hasteada: se for a bandeira do Reino Unido, ela não está; mas se a bandeira for a Royal Standard, bandeira oficial do(a) monarca, significa que o rei/rainha está presente. A Royal Standard também é usada quando a rainha está visitando o parlamento, no Castelo de Windsor (onde ela passa os finais de semana), em aviões, carros, e qualquer outro lugar em que ela esteja presente.

A história do Palácio de Buckingham


Uma coisa que muita gente não sabe é que o palácio não foi construído com o intuito de ser a residência oficial dos monarcas. Na verdade ele se chamava Buckingham House, pertencia ao Duque de Buckingham e foi até um dos edifícios considerados para abrigar o British Museum no século XVIII. Alguns anos depois a casa foi comprada por George III, então rei da Inglaterra, que a deu de presente para sua esposa e filhos.

O lugar ficou conhecido como The Queen’s House, e só virou um palácio propriamente dito quando o filho de George III, George IV, ascendeu ao trono e quis voltar a morar na casa da sua infância. O arquiteto John Nash ficou encarregado da reforma e transformação da casa em palácio, mas como o rei morreu antes de tudo ficar pronto e seu sucessor, William IV, preferiu continuar morando na Clarence House, o Palácio de Buckingham ficou inutilizado.

Londres - Buckingham Palace, Palácio de BuckinghamLondres - Buckingham Palace, Palácio de Buckingham

A Rainha Victoria foi a primeira monarca a morar no palácio (por isso tem uma estátua dela na frente!) e depois de alguns anos começou a reclamar da falta de espaço para hospedar convidados e fazer eventos. O arquiteto Edward Blore foi chamado para construir uma nova ala, transformando o palácio que antes tinha o formato de U em um quadrado, e ele também foi responsável pela construção da varanda icônica na nova frente do palácio.

De lá pra cá aconteceram algumas reformas, principalmente mudando as cores dos aposentos e redecorando as paredes, conforme o palácio ia sendo habitado por novos reis, mas seu formato permaneceu mais ou menos o mesmo. A última adição foi a Queen’s Gallery (eu ainda preciso visitar!), construída depois da Segunda Guerra sobre as ruínas da antiga capela do palácio, e que hoje abriga algumas obras de arte da Royal Collection.

O tour vale MUITO a pena, e além de ficar de queixo caído com as salas, móveis, quadros, detalhes da parede, tapeçarias e lustres, sempre tem uma exposição nova acontecendo. 2011 foi o ano do casamento real e a data não podia passar em branco: além de uma exposição com os presentes de casamento que a rainha ganhou quando casou com o Príncipe Phillip, também tive a sorte de ver o vestido de Kate Middleton, uma réplica do bolo e do buquê, e toda uma seção dedicada a explicar como os costureiros, confeiteiros e floristas fizeram os projetos, o significado pro trás da renda, das flores usadas etc.

Quem visitar os State Rooms em 2017 vai poder ver presentes oficiais que a rainha recebeu de chefes de estado do mundo inteiro ao longo das décadas. A exposição é dividida por continentes e é super interessante descobrir o que cada país escolhe como símbolo da sua cultura, ver as diferentes técnicas artesanais usadas pra pintar, esculpir, tecer e talhar, e tentar adivinhar de onde cada presente veio. O único defeito do tour pelo palácio é que não pode tirar foto (ok, também seria incrível se a gente pudesse ver o quarto  da rainha!), mas fiz umas cenas clandestinas no meu último vlog – aproveita pra se inscrever no canal, tem vídeo novo toda semana!

Como visitar o interior do palácio


A época mais fácil para visitar o Palácio de Buckingham é durante o verão, geralmente do final de julho ao final de setembro, quando a rainha se muda temporariamente para Balmoral, na Escócia. Nesse período o palácio fica aberto o dia todo, diariamente, os ingressos custam £23 e dão direito a um áudio guia. Esse tour “básico” passa por 19 State Rooms (dos mais de 770 cômodos do palácio!), e também existe a opção de pagar £39,50 para combinar o ingresso com uma visita à Queen’s Gallery e ao Royal Mews (os estábulos reais, onde ficam as carruagens).

Quem morar em Londres ou for visitar a cidade até 1 de outubro de 2017, corre que ainda tem ingressos à venda pro tour do palácio. O tour dura entre 2 e 3 horas e o ingresso dá direito a voltar dentro de um ano – só não esqueça de carimbar seu ingresso no jardim, antes de sair! E se você só vai estar em Londres no inverno e faz questão de conhecer o palácio, não se desespere: o Palácio de Buckingham também oferece tours privados em outras épocas do ano, geralmente em dezembro/janeiro e durante a páscoa, custando £80 por pessoa.

Depois do tour tem o quê? Lojinhaaaa!!! :-) Pra quem também adora um souvenir, opção é o que não falta na loja do palácio: tem papelaria, itens de decoração, bebidas, jogos de porcelana, chaveiros, ursinhos de pelúcia (ou cachorrinhos de pelúcia, os corgis famosos da rainha tem uma seção só pra eles!), biscoitos, pacotes de chá, jóias e claro, enfeites de natal!

Foi no Palácio de Buckingham que a minha coleção de enfeites de natal começou – muito chique essa coleção né?! ahaha – e tive que me segurar pra não comprar mais esse ano xD Ah, quem faz o tour privado de £80 também tem direito a 20% de desconto na lojinha do palácio.

Londres - Buckingham Palace, Palácio de Buckingham

E você, já visitou ou quer visitar o Palácio de Buckingham?!

SaveSave

  • Vai viajar? Reserve seu hotel no Booking.com usando o link ou banner do blog. Além de oferecer segurança, super promoções e a opção de cancelamento gratuito, você ainda me ajuda a manter o Sete Mil Km no ar sem pagar nada a mais por isso. Muito obrigada! :-)
  • Me siga nas redes sociais para acompanhar todas as viagens e dicas em tempo real: InstagramYouTubeSnapchatFacebook e Twitter. Também compartilho muita inspiração de viagens que fiz e quero fazer no Pinterest do blog!

SaveSaveSaveSave

SaveSave

SaveSave

Advertisements

RELATED POSTS